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Cashback é o mesmo que oferecer desconto para o cliente?

A busca pelo termo cashback aumentou desenfreadamente, porém, muitas empresas ainda pensam que distribuir cashback é o mesmo que dar desconto para o cliente. É verdade que o cashback pode parecer um desconto, pois ambos oferece uma economia financeira na compra de produtos ou serviços. No entanto, a forma como essa economia é concedida se comporta de forma diferente. Por isso, continue lendo esse post e descubra se Cashback é o mesmo que oferecer desconto para o cliente.

Afinal, Cashback é ou não desconto?

Embora o cashback e o desconto possam ser utilizados em conjunto em alguns casos, eles são conceitos diferentes.

O desconto é na verdade uma redução de preço oferecida diretamente pelo vendedor ou loja no momento da compra. Assim, o desconto pode ser uma porcentagem ou valor fixo aplicado sobre o preço original do produto ou serviço.

Por exemplo, um produto que custa R$ 100,00 e aplicado um desconto de 20% passa a custar R$ 80,00 na hora da compra.

Por outro lado, o cashback é uma modalidade de recompensa que devolve parte do dinheiro gasto na compra do produto ou serviço, sem que ele modifique o seu valor original e depositado numa carteira digital para ser resgatado na próxima compra .

Porém, em vez de receber um desconto imediato no momento da compra, conforme mostrado acima, o cliente acumula um crédito. Depois, pode utilizar esse crédito em futuras compras ou pode resgatar o dinheiro de volta em sua conta bancária ou em uma carteira virtual.

Então, embora ambos ofereçam economia ao consumidor, o cashback oferece uma vantagem adicional para o empresário. Isso porque, a recompensa não é entregue na hora, como um desconto. É preciso que o cliente retorne e compre de novo, para receber a vantagem. Ou seja, cada cliente consome pelo menos duas vezes para receber o Cashback, e a recorrência de vendas aumenta. Fato bastante vantajoso para você que trocou o desconto pelo Casback no seu estabelecimento.

E quando o cliente se confunde e pede o “Cashback na hora?

Cashback é o mesmo que oferecer desconto para o cliente?
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Antes de mais nada, para evitar confusões, é importante que a empresa esclareça a diferença entre as duas modalidades de maneira clara para o cliente: cashback e desconto.

Depois, basta comunicar de forma transparente as condições do programa de cashback. A comunicação se dá através de materiais de divulgação, como site, e-mails, Whatsapp e outros. Assim, com a comunicação adequada, o cliente será capaz de entender e aproveitar os benefícios oferecidos pelo programa e evitar transtornos de última hora.

Se a empresa escolhe oferecer desconto, o dinheiro sai imediatamente do caixa da empresa. Porém, se a empresa tem um programa de cashback, o dinheiro que volta para o cliente, fica acumulado para que ele faça o resgate na próxima compra que realizar.

Então oferecer cashback é mais vantajoso que desconto para a empresa?

Oferecer Cashback e desconto são duas estratégias de marketing muito benéficas para o negócio. Qual delas se torna mais vantajosa, dependerá das características e objetivos da sua empresa.

O desconto é uma forma eficaz de atrair clientes em curto prazo e pode ser utilizado para estimular a compra imediata ou para escoar estoques, por exemplo.

Ele é fácil de entender e de calcular, o que torna a promoção mais simples de implementar. A desvantagem, é que você pode nunca mais ver esse cliente, já que ele seguirá procurando descontos imediatos em outros lugares.

Por outro lado, o Cashback se torna mais eficiente em fidelizar clientes a longo prazo. Como essa modalidade de recompensa, a empresa oferece um valor em dinheiro de volta e incentiva o retorno do cliente e a repetição de compras na empresa. Assim, para que o cliente tenha mais vantagens, ele precisa acumular Cashback ao logo de suas compras. E então, ele é incentivado a retornar para o mesmo estabelecimento.

Além de fidelizar e aumentar o faturamento, o Cashback pode ser utilizado como uma forma de incentivar o boca a boca positivo sobre o negócio.

Dessa forma, é importante que a empresa considere suas metas e necessidades sempre que decidir entre desconto ou Cashback. Deixando claro que para o empresário, o Casback se torna uma opção bem mais lucrativa a curto e longo prazo, pois precisa do retorno às compras para que o benefício seja liberado em forma de desconto em uma compra futura.

É verdade que Cashback parece mesmo um desconto?

Sim, é verdade que o cashback pode parecer um desconto para alguns clientes, pois ambos oferecem uma economia financeira na compra de produtos ou serviços. No entanto, a forma como essa economia é concedida é diferente.

Enquanto o desconto é uma redução direta do preço na hora da compra, o cashback é uma forma de recompensar o cliente com uma porcentagem do valor gasto e incentivar o retorno dele. Ou seja, no cashback, o cliente paga o preço cheio no momento da compra e recebe parte do dinheiro de volta a partir da segunda visita. A partir de um cadastro, ele dá inicio a um relacionamento mais duradouro com a empresa. Dessa forma, ele pode receber mais benefícios que um simples desconto, como sorteios, prêmios e cashback extra. Tudo dependerá da estratégia utilizada pelo empresário para fidelizar mais.

Apesar dessas diferenças, o cashback é uma estratégia eficiente para incentivar a fidelização e aumentar a retenção e frequência de compras na empresa. Pois o desconto é algo imediato apenas para controle de estoque.

Por isso, se você quer aumentar vendas recorrentes, é preciso incentivar o retorno do consumidor. E é isso que diferencia essas duas modalidades: a visão estratégica de retenção de clientes.

Para isso, é importante que a empresa escolha um bom software para auxiliar todo o processo e mostrar para o cliente porque é tão vantajoso que ele continue consumindo naquele estabelecimento.

Além disso, você vai precisar controlar o seu fluxo de vendas de maneira organizada e notificar o seu cliente para que ele não esqueça de retornar à sua empresa. A comunicação e as suas ações em torno do programa de cashback, farão toda a diferença para a aceitação e o sucesso dele.

Depois, esclareça as condições do programa para os usuários, destacando as vantagens oferecidas e mostre para eles que Cashback é muito mais que um desconto, é um clube de vantagens compensador para o cliente.

Como uma empresa lucra oferecendo Cashback no lugar de desconto?

Cashback é o mesmo que oferecer desconto para o cliente?

Embora o Cashback e o desconto possam trazer benefícios para as empresas, a forma como cada uma dessas estratégias impacta a lucratividade também é diferente.

No caso do desconto, a empresa reduz diretamente o preço do produto ou serviço na hora da compra. Situação essa que pode afetar a margem de lucro imediatamente. Por outro lado, o cashback não afeta o preço na hora da compra e a empresa só paga o valor do cashback quando o cliente utiliza o crédito em uma nova compra. Além disso, o Cashback pode incentivar a fidelização do cliente, aumentando a retenção e frequência de compras na empresa. O que faz o programa muito vantajoso.

Alguns estudos apontam que o Cashback pode ser uma estratégia eficiente de fidelização de clientes, contribuindo para o aumento do ticket médio. Isso gera um aumento nas vendas e na lucratividade, especialmente em negócios que dependem de vendas recorrentes.

Vale também lembrar que a implementação do Cashback requer um planejamento cuidadoso, para que a empresa possa definir os objetivos e as condições da modalidade de recompensa.

É importante considerar o impacto na margem de lucro e a forma como o programa será divulgado e administrado, para garantir que os benefícios sejam maximizados.

Veja como implantar de forma fácil o Cashback na sua empresa

Se você ainda tem dificuldades em implantar um programa de fidelização de clientes, saiba que ficou mais fácil a partir de agora. Atualmente você pode contar com um sistema automatizado para acompanhar e administrar esse fluxo de entrada e saída de benefícios.

Com um software que facilita a implementação, administração e controle do seu programa de cashback, você tem mais tranquilidade no processo, além de fidelizar cada vez mais pessoas na sua empresa.

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