Existe uma maneira de vender sem dar desconto na sua loja? Será possível ter resultados e manter as vendas em alta? São essas perguntas que vamos ajudar a responder nesse post.
Apesar de ser uma dúvida comum entre entre empresários, o desconto é algo que atrai o cliente que procura uma recompensa imediata. E, talvez por isso seja a estratégia mais conhecida e explorada, mesmo que isso traga ganhos apenas imediatos.
Antes de mais nada, os consumidores desejam promoções e descontos, mas existe uma maneiras de recompensar o seu cliente e ainda fidelizá-lo a longo prazo. É isso que veremos!
A verdade para quem atrai o cliente com desconto
O desconto parece ser uma saída para movimentar as vendas. Não podemos discordar disso! Porém, conceder um descontinho não é garantia de compra em si. Mesmo porque, os concorrentes também usam essa estratégia, o que muitas vezes acaba sendo banalizado, e não gerar tanta urgência como deveria.
O cliente acostumado em pedir aquele desconto, principalmente se compra a vista, pode nunca mais voltar na sua empresa, mesmo porquê ele só reconheceu essa vantagem em comprar de você.
Da mesma maneira que esse comportamento gera vício e assim que encontrar qualquer vantagem que seja melhor para ele, o cliente vai para a concorrência sem pensar duas vezes, pois além do desconto ela ofereceu mais vantagens inclusas.
Por isso, é importante conhecer algumas estratégias alternativas para continuar vendendo sem desvalorizar seu produto e ainda ser capaz de fidelizar a longo prazo sua clientela.
Como vender mais e fidelizar o cliente sem dar desconto?
Isso não é algo impossível, mas requer um pouco de estratégia e comprometimento. É claro que pensar em atrair pela qualidade de um produto é uma delas.
Sabemos que as grandes marcas geram desejo de consumo porque trabalham bem a imagem do produto, mas se você ainda não consegue se dedicar a essa parte. Faça o contrário, faça que o cliente se sinta valorizado e gere sensação de pertencimento.
Por isso, para ganhar mais relacionamento com esse novo visitante, que tal criar um clube exclusivo onde o cliente é recompensado por suas ações?
Você pode atraí-lo com uma recompensa especial, mas deve também pedir algo em troca para ele. Criando um clube exclusivo, o cliente cadastrado pode ganhar vantagens e indicar amigos para serem beneficiados também. Além disso, pode participar de sorteios exclusivos, ganhar descontos proporcionais as suas compras e se tornar um cliente VIP.
Fidelizar não é fácil, mas todo começa com um desconto bem dado, alinhado aas outras características do que você vende.
Faça remarketing
Atrair o consumidor é muito bom, mas mantê-lo ativo nas compras é melhor ainda e o remarketing é indispensável.
Antes de tudo, não é possível viver dando descontos infinitos. Por isso, é importante criar relacionamento com aqueles que vieram a procura dessa vantagem. A ideia aqui não é que você pare de dar descontos, a ideia é que você saiba como continuar fazendo vendas depois que a promoção chegar ao fim.
Para isso, as comunicações com o cliente devem continuar após a venda, através do remarketing. E como existem muitas maneiras de executar, indicamos que não é sendo invasivo, bombardeando o cliente com mensagens desnecessárias que ele vai simpatizar com a sua loja e voltar às compras. O cliente precisa ser recompensado pela sua fidelidade.
Aprenda a mapear as demandas do cliente
Isso deve ser feio desde a primeira visita. Antes de passar o preço, é importante conhecer o que o seu cliente busca e solucionar o problema. Dessa forma, o cliente entende que seu produto ou serviço que está oferecendo é o que ele realmente precisava.
Desse modo, ao invés apenas de oferecer descontos, converse com o cliente, promova uma pequena pesquisa de satisfação e principalmente vincule seu cliente ao seu negócio.
Conhecer um pouco mais de seu cliente e saber mapear sua demandas é método altamente eficiente, para que na próxima visita, ele seja surpreendido com o que busca.
E por fim, mais uma oportunidade de valorizar o seu negócio e reduzir o pedido de desconto é saber criar exclusividade nas vantagens e gerar mais desejo de compra. É preciso oferecer um motivo para esse retorno e ganhar a admiração dos seus consumidores.
Portanto, fidelizar é importante através dessas dicas que foram mostradas. Vamos falar mais sobre isso!
Fidelizar através de recompensas e descontos eternos
Oferecer descontos e ver a loja cheia é desejo de cada empreendedor, mas sustentar parte dessas vendas o ano todo é um sonho.
Para isso, é preciso usar o desconto para atrair, e um programa de fidelidade para conquistar. Mas como fazer isso na prática?
Hoje em dia, você pode transformar seus descontos em cashback e induzir o retorno do cliente. Também pode mapear a frequência de vendas e a quantidade gasta. Além de tudo, pesquisar mais do seu comportamento e presentear seu cliente em datas especiais para que ele se sinta especial.
Transformar os descontos em uma troca saldável entre empresa e cliente é uma estratégia que funciona e depois de conhecer, você não vai querer deixar de aplicar no seu negócio.
Por isso, você precisa experimentar a plataforma que aministra seu programa de fidelidade com inteligânica e praticidade. Para conhecer mais do cliente e impulsionar as vendas recorrentes do seu negócio.
Essa solução de fidelização automática, projetada para ajudar empresas como a sua que deseja aumentar a fidelidade dos seus consumidores e manter as vendas ativas, chama-se EllisCash.
Com o ele você pode:
- Oferecer programas de fidelidade personalizados, incluindo cashback e pontos.
- Engajar seus clientes com mensagens automáticas por e-mail e WhatsApp.
- Acompanhar o desempenho do seu programa de fidelidade com relatórios detalhados.
- Realizar sorteios para seu público
- Aumentar as vendas e clientes através da indicação por recompensa
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Leia também: Como oferecer cashback para os seus clientes e multiplicar os resultados do seu negócio