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Como criar um programa de pontos para fidelizar o seu cliente

Fidelizar o cliente está cada vez mais prático hoje em dia. E O programa de pontos é uma das ferramentas de fidelização mais antigas e conhecidas. Com ele, uma empresa pode oferecer aos seus clientes motivos para manter suas compras ativas. Mas para criar um programa de pontos relevante é indispensável criar uma estratégia focada em ganhos em longo prazo para ambas as partes envolvidas. Por isso, nesse post iremos mostrar como criar um programa de pontos para fidelizar mais e melhor através de recompensas relevantes e eficazes.

O que é um programa de pontos?

O programa de pontos é um clube de benefícios, ou clube de vantagens, onde o cliente compra e recebe benefícios conforme junta uma pontuação específica. Geralmente usado por cartões de crédito ou loja, o programa de pontos busca retorno a longo prazo através da fidelização.

Com isso, esse retorno para o cliente pode vir como descontos em lojas, no próprio estabelecimento, além da troca por prêmios e vantagens personalizadas. Esse movimento de troca com o cliente impacta não só o engajamento do consumidor como diretamente no faturamento da empresa.

Assim, com um programa de pontos estruturado, a empresa garante mais visitas dos seus clientes ao logo do ano e pode prever a sua receita. E, Mesmo com o cashback à frente, os pontos, como fator principal de fidelização, se manteve de pé com uma proposta de logo prazo e de melhores benefícios para quem sabe esperar mais um pouco.

Como usar os pontos ao seu favor

Não podemos deixar de falar que a parte mais importante de um programa de pontos é conseguir mensurar o valor dos pontos para equilibrar relevância para o consumidor e a sustentabilidade financeira da empresa. afinal, não adiante recompensar sem obter lucro nesse projeto.

Primeiramente, é importante conhecer o valor dos pontos, e a estratégia mais fácil é combinar a moeda corrente ao valor dos pontos gerados ( ex; R$ 1,00 = 1 ponto). Enquanto ou valor de resgate desses pontos, você pode adicionar uma porcentagem acima do valor acumulado, como 5 ou 10% no valor final. Para que não seja fácil assimilar os valores correspondentes.

Dessa maneira, ao iniciar sua estratégia de pontos, o consumidor deve saber que não será impossível acumular e para ser recompensado. Além de acreditar que é algo alcançável e relevante.

Determinando a validade dos pontos

Essa é uma dúvida que pode surgir com frequência no momento de criar o seu programa de pontos. Portanto, para isso você deve observar se o tempo em que escolheu é válido para o acúmulo de pontos e trocas relevantes de prêmios.

Ou seja, se o prazo é curto demais, o cliente é obrigado a se livrar dos pontos com coisas que talvez não seriam relevantes para ele. Porém, se o prazo é muito longo, o cliente pode esquecer ou até mesmo não se esforçar para conseguir a recompensa. Pois, sabemos que a grande maioria deles acredita que os benefícios oferecidos por determinadas empresas são difíceis de ser alcançados e geram o desinteresse ao invés da vontade de participar. Dessa maneira, não objetive apenas o lucro máximo, escolha bem seus prazos de acordo com o seu ramo de atuação.

Ex: Roupas e calçados pedem um prazo maior que 30 dias, em relação a produtos de alimentação de venda frequente. Medicamentos também podem trabalhar com prazos maiores. Já agências de viagens podem oferecer prêmios e descontos alçançáveis com esforço proporcional ao consumo e poder de compra do cliente.

O que você não deve esquecer é que um programa de fidelidade eficaz e atraente precisa ser encorajador, abranger e acolher todas as categorias de vendas e estilos de clientes.

Como criar um programa de pontos eficaz?

Os programas de pontos bem desenvolvidos começam com a vontade de fidelização ao longo prazo , além de trabalhar para a satisfação do cliente.

Antes de tudo ele deve ser planejado em torno de:

  • Divulgação consistente: os clientes precisam saber que você está oferecendo essa vantagem. Sendo assim, divulgue nos lugares relevantes onde seu público está.
  • Experiência oferecida nos regates: Na hora de trocar os pontos, o cliente precisa sentir que está recebendo algo de valor e em tempo aceitável;
  • Escolha dos benefícios: Precisa ser proporcional ao que o cliente está adquirindo para não gerar frustração e desistência na participação.

Estabeleça as regras e explicações do programa de pontos

Antes de tudo, estabeleça as regras escritas em uma página onde você descreve com clareza essas informações:

  • o nome do programa;
  • quais são os tipos de benefícios ou prêmios;
  • quanto valem os pontos e prazo de validade;
  • política de acúmulo e troca de recompensas
  • maneiras de resgate e procedimentos

Se você já usa uma plataforma própria, não esqueça de explicar em algum local ou anexar essa página para que não reste dúvidas na participação do seu cliente.

O ideal é que seja fácil de ser localizada. Assim, ela atua como um constante lembrete das suas especificações aos consumidores. Ou seja, quanto mais visível estiver a política do programa, mais eficiente ele será e evitará erros futuros.

Inclua parcerias

Um bom programa de fidelidade deve atender as necessidades dos seus clientes. Quando você adiciona parceiros, abre mais possibilidades de aceitação no programa, agregando valor.

Você pode oferecer prêmios de seus parceiros e encorajar mais participações dos seus clientes que curtem as recompensas que. muitas vezes, não estão atreladas ao seu tipo de negócio. Essa atitude enriquece o relacionamento da sua empresa com seus clientes, prestando atenção nas suas necesidades.

Ainda é possível se unir para proporcionar mais benefícios exclusivos aos clientes. Por exemplo, quando uma agencia de viagens se vincula a Hotéis ou serviços de transporte para oferecer pontos e descontos.

Ou seja, trabalhar em parceria também é uma ótima maneira de melhorar o seu programa de pontos.

Automatize seu programa de pontos

Automatizar não é uma sugestão em um programa de pontos e sim uma obrigação para quem quer ter um funcionamento eficaz. afinal, contar pontos manualmente é algo quase impossível, dependendo do porte da empresa.

E hoje, Existem muitas maneiras de automatizar todo esse processo. Quanto mais organizado por etapas, for seu programa, mais fácil será gerenciar. Por isso, procure plataformas especializadas em fidelização e programa de pontos para facilitar sua administração.

Você pode trabalhar com plataformas de parceiros e também de maneira independente com suas próprias regras e divulgação da sua marca. Veja como implantar seu sistema de pontos aqui

Atualize seu sistema de pontos e mantenha as vendas ativas

Um programa de fidelidade envolvendo pontos é tão eficaz quanto ofercer cashback paramanter o público engajado. Mas também, deve ter como base a divulgação e o aprimoramento constante. E uma ótima maneira de conseguir isso é combinando possibilidades de acúmulo de pontos. Ex: na compra do produto X, o cliente ganha pontuação em dobro ou vantagens exclusivas em outro departamento.

Dessa maneira, novas promoções devem ser criadas e aprimoradas, gerando desejo de participação. Outra boa estratégia seria a realização de sorteios como benefícios extras aos participantes do programa.

Assim, depois das regras, uma boa plataforma de fidelização e um acompanhamento de resultados e aprimoramento das regras, seu sistema de pontos se tornará algo realmente lucrativo. Além de tudo fica fácil gerar valor para sua marca.

Que tal começar hoje seu programa de fidelidade inteligente? Fale conosco!

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