O sistema de gestão financeira é essencial em qualquer empresa que almeja crescimento. independente do porte, manter o orçamento em dia ainda é um desafio. E por isso, uma ajuda da tecnologia se faz necessário para um controle financeiro eficiente. Um controle deficitário, se torna responsável por pelo menos 21% do encerramento das empresas. Por isso, veja nesse post tudo sobre o sistema de gestão financeira e como administrar essa parte tão importante do seu negócio.
Para que serve um sistema de gestão financeira?
Antigamente bastava alguém bom em contas e tudo estava resolvido. Porém o mundo mudou e a possibilidade de evitar fraudes financeiras também. Por essa razão, um sistema de gestão financeira é tudo que uma empresa precisa para organizar de forma prática e revolucionária suas entradas e saídas. É também uma solução que usa a tecnologia por meio de um software que possibilita o controle financeiro eficiente e em tempo real.
Nesse sentido, são diversos recursos que te ajudam a gerenciar os fluxos de atividades financeiras e automatizar as tarefas sem precisar de uma equipe enorme, o que faz diminuir seus custos. Com isso, a integração de dados presente no sistema, une os outros setores, atualiza as informações e fica muito fácil planejar as próximas ações de maneira mais rápida.
O sistema de gestão financeira tem fluxo de caixa prático e de fácil manuseio para facilitar os processos e otimizar o tempo e equipe, fato que gera a competitividade e te dá a possibilidade de realizar mais coisas dentro do seu negócio .
Como funciona um sistema de gestão financeira na prática?
Não só como uma ferramenta diária e operacional, o sistema funciona estrategicamente devido ao seus registros de atividades que facilitam a tomada de decisão.
Assim, na prática ele começa com o fluxo de caixa, emite notas fiscais, controla as contas à receber e boletos a pagar, além de acompanhar e registar os seus clientes.
Depois dessas funcionalidades essenciais que antes eram feitas em planilhas, com o sistema de gestão você economiza também espaço, já que atualmente muitos usam a tecnologia em nuvem e permitem ser vistos de qualquer dispositivo móvel.
Dessa maneira, não existem mais barreiras entre os setores e tudo fica acessível na palma da mão e na hora que o administrador precisar.
Como escolher um sistema de gestão financeira?
Melhorar os processos do seu negócio com todas as vantagens que você já leu acima, parece realmente algo tentador. Mesmo para quem já utiliza sistemas mais antigos, um software moderno evita muita dor de cabeça. Porém, sempre bate uma insegurança na hora de escolher o melhor sistema para a sua empresa, não é mesmo?
Para isso é bom conhecer as características de um bom software que consiga acompanhar os seus objetivos e que seja fácil de manusear:
Integração completa com os setores da empresa:
Lembre-se que um bom sistema deve te ajudar a transformar dados em ações. Por isso, a integração com os setores precisa ser eficiente e completa.
Segurança nas informações:
Uma das principais prioridades no sistema deve ser a garantia de proteção e sigilo das informações de sua empresa.
Painel de controle intuitivo
Antes de qualquer coisa, as tecnologias vieram para facilitar e isso não pode ser diferente quando se trata de um sistema de gestão. ele deve ter um painel de fácil entendimento para otimizar seu tempo.
Agendamento de tarefas
Seja reuniões entre gestores, equipe, contas a pagar, e datas essenciais que devem ser lembradas, um agendamento no sistema de obedecer às rotinas da sua empresa. Dessa forma, antes de contratar, faça um teste de como o sistema se ajusta aos seus objetivos. Lembrando que alguns são personalizáveis.
Capacidade de redução dos índices de falhas
Para começar, anote tudo que causa falhas nos seus processos e observe se o sistema é capaz de minimizar erros manuais. Depois, avalie como essas informações alimentadas no sistema se comportam na sua rotina. Novamente, opte por sistemas que te oferecem um período de teste gratuito.
Sistema que ofereça suporte eficiente
Depois de todas essas dicas, não esqueça de verificar a forma de suporte para que suas atividades não parem. O sistema com a tecnologia em nuvem proporciona um suporte inteligente e remoto que facilita para todos.
Você já conhece o sistema ERP?
Além de uma ótima gestão financeira, o sistema ERP (Enterprise Resources Planning), proporciona um crescimento de forma escalável por sua capacidade de gerir além do financeiro do seu negócio.
Ao escolher um sistema ERP, você potencializa a produtividade de todos os setores , acompanha vendas e também o comportamento do cliente. Esse sistema, também pode ser integrado com outras plataformas, como a de fidelização (Cashback), facilitando seu marketing e ajudando no planejamento das estratégias que vão aumentar as visitas no seu negócio.
Quer ver de perto o que esse sistema pode fazer por você? Clique aqui.
Conclusão
Gerir uma empresa, seja qual tamanho ela for, necessita de apoio tecnológico e automatização, visto que tempo é dinheiro e você não pode perder nenhum dos dois.
Seja para organizar suas demandas, controlar seu financeiro ou trazer mais clientes, opte por uma gestão baseada em um software que facilite sua vida e economize seus gastos. Esse post te mostrou um pouco para que serve e o que um sistema de gestão deve ter para atender as suas expectativas. Agora, depende de você tirar as suas metas do papel e iniciar o ano com mais tranquilidade na hora de administrar a sua empresa. Se precisar de ajuda, estamos aqui para te auxiliar nesse processo. Conheça nossos sistemas de gestão e fidelização de clientes para dar um passo a mais ao seus objetivos.
Se gostou, não esqueça de compartilhar esse post e continuar acompanhando nossas dicas de tecnologia que ajudam a melhorar à rotina da sua empresa.