Com as inovações alavancadas pela pandemia, as empresas de todos os portes têm buscado se adaptar as novas tecnologias com a maior agilidade possível. Porém, mesmo com mesmo com todas as facilidades, muitas ainda não conseguiram se adaptar a essas mudanças. Sendo o ano de 2023, um desafio para pequenos empreendedores que ainda não acompanharam o ritmo atual e tiveram suas vendas impactadas. Assim, nesse post vamos falar da democratização da tecnologia e seus desafios para os empreendedores que querem crescer em 2023.
Tecnologia para todos
Segundo fontes atuais na área, a inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia deixando-a mais acessível às pessoas, para melhorar a qualidade de vida delas e trazer novas perspectivas dos problemas do cotidiano.
Dessa forma, quando essa mesma visão se aplica as empresas, não basta só a mentalidade inovadora e o desejo de se integrar ao novo, como também o capital que será utilizado da maneira mais adequada, de acordo com porte e situação da empresa. Afinal, é preciso se adaptar para garantir o contínuo crescimento sem tantos impactos negativos.
Nessa visão, não é difícil observar a dificuldade de alguns negócios ainda não participarem ativamente das mudanças tecnológicas. E apesar da democratização da tecnologia, o desafio do empreendedor esse ano, é se integrar as mudanças com os recursos existentes e com tempo aperfeiçoá-los.
O mercado dos Dados
O estudo dos dados é um assunto de muito debate e um desafio para os empreendedores. A partir disso, as informações valiosas que deixamos por onde passamos, se torna bastante disputada pelas empresas.
Com isso, elas usam essas informações como métricas para suas vendas direcionadas, fato esse que se tornou uma possibilidade bem explorada pelas atuais empresas.
Afinal, conhecer seu cliente melhor é o desejo de todo empreendedor. Com isso, a empresa se desenvolve e as necessidades dos clientes são melhor atendidas, contribuindo para o crescimento dos negócios.
A utilização de dados, contribui na construção de estratégias, e quem souber usar da forma correta e sem infringir as leis, pode usufruir de muitos benefícios, incluindo antecipação e direcionamento de vendas, o que acaba economizando recursos e otimizando muito mais os processos de captação de novos clientes. A utilização de dados é mais uma possibilidade e tendência cada vez mais usada no planejamento das empresas em crescimento.
Assim, no tempo onde a experiência do cliente se tornou o maior capital para as empresas, certos investimentos tecnológicos são essenciais e ditadores de regras.
Por isso, investir em tecnologia e ferramentas que saibam aproveitar melhor desses dados é o futuro de todos os negócios. E para concluir, o desafio é encontrar formas mais acessíveis de escalar e não ficar de fora desse novo conceito.
O desafio de Conquistar novos clientes
Os grandes empreendedores são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. isso porque eles sabem o valor de conseguir novos clientes.
Na verdade, manter um cliente pode ser até 5 vezes mais barato, segundo pesquisas. E como desafio, principal é fidelizar cada vez mais, a tecnologia está aí para ajudar nesse desafio oferecendo plataformas e parcerias para trazer o cliente mais perto. O que os pequenos empresários devem ficar atentos é como participar dessa inovação, gastando proporcional aos seus ganhos. Tanto como conseguir novos leads, as empresas precisam oferecer vantagens para evitar investir demais em captação e criar uma visibilidade mais duradoura.
Por isso, se você possui um serviço ou produto que gera vendas recorrentes, está na hora de aproveitar essa característica e se beneficiar, gerando necessidade de retorno por parte do cliente e até prevendo os próximos faturamentos.
Se você achou interessante alavancar vendas de forma automática, agradar o cliente e conseguir mais fidelização para o seu negócio, conheça essa ferramenta que te ajuda a gerenciar seus processos de fidelização e vendas.
Gestão de orçamento
Antes de mais nada, não é apenas de vendas e captação que vive uma empresa. Logo, uma administração eficiente e automatizada desses recursos é fundamental para evitar perdas.
A partir disso, um dos desafios que acompanha a democratização da tecnologia, é a adaptação da gestão de orçamento às essas novas maneiras facilitadoras de processos. E como desafio principal das empresas, seja qual porte for, é uma gestão eficiente de recursos, novas facilidades chegam todos os dias no mercado. Assim, através da integração de setores e informações, junto com a computação em nuvem, as empresas estão conseguindo resolver problemas rotineiros e crescer mais rápido.
Se você ainda não possui ou não conhece um sistema ERP integrado, veja aqui os benefícios.
Para concluir alguns dos desafios que o empreendedor encontrará esse ano, com a democratização da tecnologia, tema desse post, a atualização é a palavra do ano.
Em seguida, é impossível não ver que a maneira de empreender se modifica a todo instante, exigindo mais comprometimento e adaptação por parte dos negócios mais antigos. Assim, nada mais é, que uma questão de sobrevivência e visão de futuro, estar informado de tudo que é novo e que ajuda a trazer o seu negócio para níveis nunca alcançados.
E então, o que achou desses desafios? Algum em especial te chamou atenção? Como você está pensando em melhorar o desenpenho da sua empresa este ano? Entre em contato com a Ellis! Queremos te ajudar nessa caminhada!