A transformação digital modificou significativamente a vida das pessoas nos últimos anos. Após pandemia, e a implementação de novas tecnologias que melhoram a eficiência e lucro das empresas, se tornou a prioridade melhorar as vantagens para os clientes e melhorar a recorrência de vendas. Com isso, o formato Cashback chegou para conquistar clientes e empreendedores que estão se beneficiando muito dessa estratégia de sucesso. E é claro que você não só ouviu falar de Cashback, como também está interessado e adotar também essa estratégia. Mas o que você precisa saber de verdade é como conseguir a fidelização de clientes da maneira mais lucrativa possível. Por isso, nesse post você verá a diferença entre possuir um Cashback próprio e um Cashback através de parcerias com outras empresas.
O que o Cashback faz pelas empresas que o adotam
Segundo dados do UOL, e do site Neil Patel, 31% das pessoas disseram que o cashback é a sua forma favorita de promoção. E para inovar e ganhar mais credibilidade com os clientes, cada vez mais empresas adotam essa maneira de recompensar consumidores e ganhar mais visitas programáveis, aumentar o faturamento e projetar os futuros e ainda sair de vez na frente da concorrência.
O Cashback para empresas é sem dúvida a melhor maneira de se atualizar no mercado, ganhar mais clientes fiéis todos os dias e projetar um futuro lucrativo e farto para a sua empresa, seja de qual tamhanho ela for.
Continue lendo esse post, veja que você pode implantar o Cashback de duas maneiras simples e escolha a mais vantajosa para você.
Cashback através de parcerias
O cashback surgiu como uma estratégia adotada pelo varejo para dar uma nova cara aos descontos. E realmente funcionou aqui no Brasil através da ideia de descontos instantâneos e vantagens muito agradáveis aos olhos dos clientes. Com isso, mais empresas estão querendo fazer parte dessa rede que beneficia e fideliza clientes de um jeito fácil e simples. Porém, existem muitas formas de implementar o Cashback nas empresas e a forma parceria é a mais utilizada, surtindo muitos efeitos para alguns, e não sendo tão vantajoso para outros. Veja porquê:
Vantagens:
- Sua empresa fica muito mais visível para os clientes
- Menos preocupação com a operacionalização do programa de Cashback
- Fidelização de clientes através da influência dessas plataformas mais conhecidas
Desvantagens:
- Se você não possui um e-commerce, vende em escala ou não e investe em marketing, suas vendas podem demorar para acontecer como você gostaria.
- Algumas Plataformas têm maneiras de cobrança e filiação que não combinam com o porte da sua empresa.
- Você paga por compra realizada e o lucro não é apenas seu
Veja como funciona algumas plataformas do mercado:
Por exemplo, o Ame não possui taxas de adesão nem mensalidades para lojistas, porém ele cobra uma comissão de cerca de 2,49% por venda.
Já no cashback do Méliuz, a comissão sobre transação para lojistas varia de acordo com faturamento, acessos mensais e porte da loja virtual. O custo inicial de configuração é de R$ 400,00 e a mensalidade custa a partir de R$ 99.
E também existem plataformas onde o valor das comissões e planos para lojistas é informado sob consulta.
Assim, o ideal é analisar todas as propostas e descobrir se alguma delas se torna vantajosa para a sua empresa.
Cashback próprio
Com as inúmeras maneiras de parceria oferecidas hoje, pode passar despercebido a ideia de que você pode implementar o seu próprio sistema de bonificação através de Cashback e aumentar suas vantagens em cada um dos objetivos que forem traçados na sua estratégia.
É bem simples, com o Cashback próprio, você não precisa obedecer as regras das plataformas, não paga taxas adicionais e nem por venda realizada.
Também, não precisa entender de tecnologia, a plataforma que você escolher já vem pronta para que você preencha e operacionalize com sucesso.
Dessa forma, é uma vantagem para empresas menores que buscam a excelência e simpatia dos clientes nos serviços prestados. Além de aumentar consideravelmente a visibilidade do negócio e conquistar mais compradores satisfeitos todos os dias.
Depois, é bom também conhecer as vantagens e desvantagens em ter o seu próprio sistema de Cashback antes de decidir como implementar esse sistema de fidelização na sua empresa.
Vantagens:
- Você faz as suas próprias regras e decide o quanto e como bonificar o seu cliente
- Você consegue reter de forma inteligente os dados e comportamento de compra dos seus clientes de forma consentida e usa tudo ao seu favor.
- Você não paga taxas adicionais por vendas realizadas e tem total controle do seu faturamento e projeção de vendas.
Desvantagens
- Vai gastar um pouco mais em divulgação, porém os gastos com marketing serão compensados com o tempo.
- Vai precisar treinar e alinhar a equipe para trabalhar em conjunto com o programa de cashback, para que ele funcione corretamente
- Vai gastar um tempo inicial para definir como seu sistema de bonificação irá funcionar e definir as políticas.
A boa notícia, é que essas desvantagens, nem tão grandes assim, listadas acima, são apenas iniciais, sendo compensadas depois que tudo estiver funcionando e proporcionando um aumento considerável nas vendas.
Por isso, se você tem um empresa de pequeno ou médio porte, essa é uma possibilidade incrível de aumentar seus ganhos e oferecer o que o cliente mais quer no momento: vantagens em cada compra que realizar.
Com essa segunda opção, a Ellis pode te ajudar te apresentando o Elliscash. De maneira simples, intuitiva e fácil, você consegue gerenciar seu programa de fidelização, agradar seu cliente e fazer muito mais pela sua empresa.
ficou curioso e quer saber mais como trazer essa vantagem para a sua empresa sem complicações? Fale conosco aqui
E se gostou de saber que você pode escolher duas maneiras de atualizar o seu negócio com a novidade do momento e trazer mais lucro para sua empresa, compartilha com seu amigo empreendedor que também precisa melhorar a recorrência de vendas e fidelização dos clientes.