No competitivo mundo dos negócios, ele chegou para ficar. O cashback virou febre e parte integrante de qualquer empresa que quer manter as vendas a todo vapor. Sabendo disso, é essencial adotar estratégias eficazes para impulsionar as vendas no seu estabelecimento e alcançar o sucesso. A atual tática de cashback é sem dúvida a melhor estratégia de fidelização de todos os tempos. E por isso, tem se mostrado extremamente eficiente, proporcionando resultados significativos para as empresas que a adotam. Neste guia completo, exploraremos como aumentar suas vendas usando programas de cashback, criando estratégias, estabelecendo metas e aprendendo a selecionar uma plataforma adequada para a administração eficaz, demonstrando a importância de fidelizar clientes e atrair novos todos os dias. Vamos lá?
O que é Cashback e como funciona
Antes de mergulharmos nos detalhes, é fundamental entender o conceito de cashback. Em termos simples, cashback é um programa de recompensas em que os clientes recebem uma porcentagem de todo o valor gasto em uma compra de volta. Por exemplo, se um cliente gastar R$100 em uma compra e o programa de cashback oferecer 5% de retorno, ele receberá R$5 de volta. Essa recompensa pode ser usada para futuras compras ou até mesmo ser depositada na conta bancária do cliente.
Benefícios do Cashback para as empresas
É inimaginável falar de cashback sem falar dos benefícios para as empresas. Pois não ganha apenas quem recebe seu dinheiro de volta. Quem lucra muito mais é quem sabe usar essa estratégia como um verdadeiro investimento. Por isso, veja abaixo benefícios em distribuir cashback na sua empresa:
Gera interesse no cliente
Os programas de cashback são altamente atraentes para os consumidores, pois oferecem um incentivo claro para realizar compras. Ele compra e acompanha o quanto está sendo depositado em sua carteira virtual, já fazendo os planos e como vai utilizar o dinheiro. É um verdadeiro convite ao retorno naquele estabelecimento.
Aumento das vendas recorrentes
Ao receber uma recompensa em dinheiro, os clientes têm maior probabilidade de retornar à empresa para resgatar seus benefícios, como foi falado acima. Isso impulsiona as vendas recorrentes de maneira automática e compensadora, pois o cliente só recebe o cashback, quando fizer compras novamente.
Fidelização de clientes
Antes de qualquer coisa, o cashback cria um vínculo emocional com os clientes, incentivando-os a continuar comprando na empresa para aproveitar os benefícios adicionais. Mesmo porque, se este cliente volta sempre, deixando mais receita na empresa, ele deve ganhar benefícios extras para se sentir especial. falaremos mais disso adiante.
Aumento do ticket médio
Com a possibilidade de receber uma quantia de volta, os clientes tendem a gastar mais para maximizar seus ganhos. Pois quanto mais gastarem, mais porcentagem de cashback acumulam para ser usada nas próximas visitas. Com isso, o ticket médio da empresa só aumenta.
Como aumentar suas vendas usando programas de Cashback: estabelecendo metas claras
Antes de implementar um programa de cashback, é importante estabelecer metas claras para orientar sua estratégia. Para isso, considere metas como aumentar as vendas em um determinado percentual, alcançar um número específico de clientes fidelizados ou elevar o ticket médio em uma quantia pré-determinada. Assim, terá como fazer uma análise em períodos determinados, se tudo está saindo como previsto. Por isso, estabelecer metas tangíveis e mensuráveis ajudará a direcionar seus esforços e avaliar o sucesso do programa ao longo do tempo.
Passo1:
Anote seus objetivos como metas de longo prazo. Ex: Aumentar as vendas em 40% em relação ao mês anterior.
Passo 2:
Depois, defina como serão os pequenos passos para chegar a esse grande objetivo através de metas claras. Ex: Quantas vendas terei que fazer para aumentar a porcentagem de vendas em 40% em relação ao mês anterior.
Passo 3:
Por último, transforme as metas em estratégias. Ex: Quantos produtos ou serviços da minha loja terão que ser realizados diariamente para que eu atinja a meta de 40% de aumento na receita. O que eu posso vender distribuindo um cashback atrativo para que essas vendas se tornem recorrentes?
Depois de pensar um pouco nos exemplos, anote tudo e parta para o segundo passo. Tão importante quanto ter objetivos claros é fazê-los acontecer.
Selecionando uma plataforma de cashback
Depois de ter objetivos claros e bem definidos, para administrar um programa de cashback eficaz, é fundamental escolher a plataforma certa. Mesmo porquê fazer isso manualmente é quase impossível para quem quer crescer o número de clientes. Dessa forma, veja algumas considerações importantes ao selecionar uma plataforma de cashback:
Funcionalidades personalizáveis:
A plataforma deve permitir personalização para atender às necessidades específicas da sua empresa, como a definição de regras, percentuais de cashback e formas de resgate. Além de ter a cara do seu negócio. Por isso, prefira as que personalizam desde o layout até as suas condições de bonificação.
Integração com sistemas existentes
Antes de se animar com qualquer plataforma que administre seu programa de cashback, certifique-se de que ela possa ser integrada de forma harmoniosa com seus sistemas de vendas e CRM, facilitando a gestão e análise de dados. Algumas já disponibilizam tudo no mesmo lugar e facilitam a gestão e acompanhamento de forma simples e com dados gerados na hora.
Interface amigável para o cliente
Outra coisa importante é a plataforma ser capaz de oferecer uma experiência do usuário intuitiva, permitindo que os clientes acessem facilmente seus benefícios e acompanhem seu saldo de cashback prontamente e sem enrolações ou dificuldades. Lembre-se que receber cashback tem que ser algo gratificante e o cliente não precisa fazer um curso para isso, deve ser tudo fácil e rápido.
Suporte ao cliente
Por fim, é importante que a plataforma ofereça um suporte eficiente para resolver qualquer dúvida ou problema que possa surgir durante a utilização do programa. Por isso esteja certo de que ela possui espaço para chat em tempo real, email, telefone e regras claras para sanar qualquer dúvida recorrente.
Como aumentar suas vendas usando programas de Cashback: Veja como funciona na prática
Uma loja de roupas implementou um programa de cashback e viu um aumento de 20% nas vendas recorrentes nos primeiros três meses, com um aumento de 15% no ticket médio. Observando esses dados a loja decidiu aumentar as divulgações do programa e lançar metas maiores, como um cashback especial para os clientes que voltassem mais de uma vez no mesmo mês ou um cashback extra para indicação de novos clientes. Assim, observando esse exemplo, vemos que não basta implantar a estratégia, é preciso acompanhar para aumentar metas e ganhar mais visibilidade entre os clientes.
Assim, existe uma importância real da responsabilidade na administração do programa de cashback. Ou seja, ao implementar um programa como esses, é fundamental agir com responsabilidade para garantir sua eficácia e evitar problemas futuros. Por isso, ter relatórios claros e precisos, como também saber reconhecer quando é a hora de melhorar as estratégias, vai ser fundamental no processo.
Como melhorar o programa de cashback?
Como vimos, com o passar do tempo, as regras precisam ser revistas e os incentivos para compras podem ser melhorados. Agora veremos algumas maneiras de manter o seu programa de cashback atraente e captando mais clientes:
Transparência nas regras
Certifique-se de que as regras do programa de cashback sejam claras e de fácil compreensão para os clientes. Não adianta escrever textos imensos que serão ignorados. Seja consiso e prático.
Prazos de resgate
Defina prazos adequados para que os clientes resgatem seus benefícios e evite expiração prematura de saldos acumulados. Melhor incentivar as compras do que ameaçar a retirada de bônus em curto prazo.
Comunicação eficaz
Depois de seguir as outras dicas, é importante que você mantenha os clientes informados sobre o programa de cashback por meio de e-mails, notificações push e redes sociais, destacando as vantagens e os benefícios. São essas notificações e lembretes que vão incentivar e determinar a frequência de retorno do consumidor.
Apresente recompensas atraentes
É verdade que muitas empresas utilizam o cashback de 1%, o que já é uma vantagem. Mas experimente fazer algo diferente que deixe o cliente com vontade de visitar o seu estabelecimento. O segredo vai estar em como você utiliza o cashback para gerar desejo de compra e até desencalhar mercadorias antigas. E como é vantagem que o cliente quer, é vantagem que você vai dar a ele.
Como aumentar suas vendas usando programas de Cashback?
Ao implantar um programa de cashback em sua empresa, você pode aumentar as vendas de várias maneiras eficazes. Primeiramente, ao oferecer um incentivo atraente, que desperte o interesse e a motivação para realizar compras. Incentivar que eles gastem mais em cada visita, oferecendo benefícios e prêmios extras para compras acima do valor determinado.
Além disso, o cashback resgata a famosa fidelização de clientes que é extremamente valiosa. O que cria defensores da marca e estreita os laços entre comprador e vendedor. Sabendo disso, uma maneira de aumentar as vendas é lembrando dos seus clientes cadastrados no programa em momentos estratégicos da vida dele e convidando sempre para uma visita, assim como fazem bons amigos.
Outra maneira eficaz de aumentar as vendas do período, tanto para quem vende online como em loja física, é estimular os clientes a gastarem mais ou comprarem determinada quantidade de itens para maximizar os benefícios recebidos. Eles se sentem motivados a adicionar itens extras ao carrinho de compras para alcançar um valor mínimo necessário para resgatar seu cashback ou ganham um prazo maior para acumular. Isso resulta em um aumento no valor médio de cada transação, o que, por sua vez, aumenta a receita da empresa, pense nessa possibilidade!
O valor real de um programa de Cashback
Ao implementar o cashback da maneira correta, sua empresa gera um boca a boca positivo e aumenta a reputação da empresa. Os clientes ficam satisfeitos com a experiência de compra e o benefício recebido, o que os leva a compartilhar suas experiências com amigos, familiares e nas mídias sociais. Isso pode atrair novos clientes e expandir sua base de consumidores.
E o principal, para saber se o seu investimento está valendo realmente à pena, é preciso que você verifique o retorno que está alcançando mês a mês. E comparar com a taxa de porcentagem sobre vendas que paga em sua parceria, maquineta de cartão de crédito ou sistema próprio. O cashback deve gerar vendas recorrentes capazes de cobrir esses custos e aumentar o ticket médio da empresa. Se você não consegue mensurar esses resultados, então não pode dizer que possui um programa de cashback eficaz e responsável por aumentar a receita.
Como aumentar suas vendas usando programas de Cashback: escolhendo uma plataforma confiável
Por fim, é essencial que o empresário escolha uma plataforma confiável e eficiente para administrar o programa de cashback. Isso inclui uma plataforma com funcionalidades personalizáveis, integração com sistemas existentes, uma interface amigável para os clientes, notificações automáticas, relatórios fáceis e em tempo real, além de suporte ao cliente adequado. Uma plataforma bem selecionada garantirá uma experiência positiva tanto para os clientes quanto para a empresa, otimizando os resultados do seu programa. Se você quer fazer uma ótima estratégia de cashback e ter o controle de todo o processo do começo ao pós-venda e que auxilia nas suas ações de marketing, conheça a EllisCash.
Conclusão
Vender mais e impulsionar resultados através de programas de cashback não é difícil, basta organização, objetivos e uma boa ajuda da tecnologia para deixar tudo pronto. É possível colher os benefícios dessa estratégia cada vez mais popular, desde que você siga dicas eficazes deste guia simples e faça acontecer. Com a crescente demanda dos consumidores por recompensas, é fundamental adaptar-se às necessidades do mercado e oferecer incentivos atraentes para se destacar da concorrência. Por isso, não espere a melhor hora, traga o cashback hoje para a sua empresa e descubra como aumentar vendas de forma crescente e capaz de fidelizar mais consumidores. Se gostou do guia, compartilhe, e se precisa de ajuda para iniciar a fidelização na sua empresa, clique aqui.