Novembro chegou e a Black Friday está vindo aí junto com a sua vontade de aumentar suas vendas online. Acertamos? Por isso, quanto mais cedo você preparar sua loja, melhor para o resultado dos seus objetivos. Se você quer aumentar o tráfego de visitantes e a conversão das vendas. fica nesse post para ver como deixar sua loja virtual pronta para a Black Friday 2022.
Antes de tudo, é preciso buscar caminhos bem próprios para se destacar numa época onde o consumidor segue os mais variados impulsos. Mas também, é preciso seguir algumas regras básicas para se preparar, já que você usa a internet para vender.
São elas:
Site rápido, responsivo e seguro
Dia 25 de novembro já está chegando, e para você que vende online, na sua loja virtual e ainda não fez um check-up no funcionamento do site, essa é a hora.
Um bom site de vendas costuma ser responsivo (adaptável em todos os dispositivos) rápido e seguro. Mesmo porque, na época de Black Friday, o cliente não tem muita paciência e tem pressa na hora de aproveitar as promoções. Por isso, a estrutura deve estar preparada para esse fluxo de visitas além do normal.
Outra coisa que você não pode dispensar é a segurança do seu site de vendas, visto que será um lugar de captação de dados importantes do cliente. Ou seja, ele precisa se sentir seguro para comprar. Por isso, site lento não responsivo, e sem certificado de segurança, nem pensar!
Equipe de vendas preparada
Em época de Black Friday, ter uma equipe preparada para resolver qualquer problema durante essa época, é uma obrigação, pois a demanda é bem maior. E não é diferente para quem vende online, é apenas uma questão de prioridade. Afinal, todos os canais de atendimento devem funcionar e atender o cliente o mais rápido possível, caso você não queira perder vendas.
E falando em suporte técnico, uma loja virtual moderna e que vende bastante, deve disponibilizar diversas formas de contato, incluindo o contato direto por chat.
Pra finalizar, os canais precisam estar alinhados e o pós-venda deve existir, caso você queira manter o cliente ativo.
E caso sua empresa não tenha uma equipe grande, apenas procure dar atenção ao cliente da forma que conseguir, pois disponibilizar locais de atendimento que não funcionam na sua loja virtual, comprometerá suas vendas e você já entendeu que apesar do uso da tecnologia e uma forcinha extra da internet, vender é um conjunto de estratégias.
Praticidade dos meios de pagamento
Uma loja virtual que está preparada, começa incluindo todos os meios de pagamento possíveis para beneficiar o cliente, principalmente numa época de promoção com essas, que é a mais esperada do ano.
Pagamento por meio de boleto, transferência bancária ou depósito, PIX, parcelamento no cartão de crédito ou de débito são as alternativas que não podem faltar.
Assim, um check out perfeito começa com uma boa atração para oferta, tempo limitado, diferentes meios de pagamento e uma boa oferta de Cashback, entre outras coisas como facilidade no preenchimento de dados, e lembretes para carrinho abandonado. Ou seja, é preciso unir boas ofertas, a uma tranquilidade na hora de comprar. Os lembretes para os esquecidos e indecisos, acabam sendo um Plus que dá aquele empurrãozinho na finalização do pedido.
Campanhas antecipadas
Sabemos que a concorrência é surreal durante a Black Friday, e que são milhares de lojas tentado um espaço no mundo físico e online. Por isso, para o seu negócio se destacar nesse cenário, que não é nada fácil, é fundamental divulgar com inteligência o quanto antes.
É imprescindível que você disponibilize uma verba para campanhas de mídia paga, para melhorar o alcance das suas divulgações.
Seja se você possui muita ou pouca condição de investir em tráfego pago, é ele que é responsável por expandir suas campanhas.
Ou seja, em uma época de Black Friday, não possuir uma campanha patrocinada pode dificultar que os clientes encontrem seu site, e que você seja engolido pela concorrência, visto que nesta época, os clientes não estão muito dispostos a procurar ofertas, elas simplesmente pipocam em sua frente e a mais satisfatória é a que que ganha.
Por isso, o ideal é que você inicie pelo menos com um mês de antecedência. Porém, nunca é tarde, caso você esteja atrasado. Apenas não durma no ponto, pois os mecanismos de buscas têm suas maneiras de ranquear melhor seus conteúdos e o tráfego pago é uma delas.
Fidelize o cliente no pós-venda
Quem não gosta de atenção e um presente extra? Certamente o seu cliente vai gostar também e essa é a melhor maneira de fidelizá-lo e se diferenciar do concorrente.
O período pós-venda é uma etapa muito importante para fisgar de vez o cliente, não só na Black Friday. E uma loja virtual deve se preparar para essa etapa decisiva onde o cliente escolhe se volta ou não a comprar no mesmo lugar.
Seja resolvendo rapidamente problemas, tirando dúvidas através do chat, enviando uma mensagem de agradecimento pela compra ou dando um presentinho extra, certamente ele se sentirá especial. Lembre-se que a venda não acaba na entrega do produto.
Por um acaso, você já ouviu falar das estratégias de Cashback? Além de queridinha entre os clientes, é um investimento de longo prazo que você faz pelo seu negócio e que durará além da Black Friday.
E para uma fidelização de sucesso, essa é uma ótima forma de recompensar a compra e convidar o cliente para retornar na sua loja, porque ambos têm a ganhar. Por isso, conheça mais sobre esse diferencial que está aumentando vendas e fidelizando clientes e adicione a sua preparação para essa Black Friday 2022.
E então, já seguiu as dicas acima para deixar sua loja virtual pronta para a Black Friday 2022 ? De acordo com o que você leu, sua loja virtual já está atendendo as expectativas dos seus clientes? É fundamental ajustar as técnicas ao perfil de seu negócio, e aprimorar suas estratégias para vender mais e melhor aproveitando a tecnologia e esbanjando a criatividade.
Se você já vende pela internet ainda não montou sua loja virtual para o grande dia 25 de novembro, fale com a Ellis. Queremos te ajudar a trazer sua vendas para outro nível, facilitar para você e encantar o seu cliente.
Não esqueça de compartilhar esse artigo com o amigo empresário que ainda não se preparou para a Black Friday. Essa é hora de agir e se destacar mais do que nunca!
Boas Vendas!