2023 chegando, e o planejamento estratégico do seu negócio já deve estar a todo vapor. Mas como melhorar seus resultados no próximo ano de uma forma mais descomplicada e rentável? É disso que vamos falar nesse post: como decolar o seu negócio com uma gestão inteligente em 2023. Continue lendo e veja como a tecnologia pode ajudar a otimizar os seus processos.
Você sabe o que é gestão inteligente?
A gestão inteligente deve ter como diretriz a capacidade de acompanhar as transformações, ser pautada na organização e a capacidade de alavancar resultados. Mas como assim?
Através de decisões pensadas, mais ágeis, aumentando a produtividade, controlando os processos da sua empresa mais facilmente e assim melhorando sua lucratividade.
De forma mais prática, a gestão inteligente é uma maneira de administrar o seu negócio de forma, simples e prática. Com isso, todos os esforços devem trabalhar em conjunto, onde os setores se comunicam entre si. E assim, trabalhem de forma estratégica para um objetivo em comum.
Parece complexo? Vamos mostrar que não é.
Mesmo que você não seja um administrador de empresas, é simples melhorar a forma de trabalho do seu negócio, seja de qual tamanho ele for. Nesse sentido, temos a tecnologia como grande aliada, e por meio de um sistema de gestão integrado, fica bem fácil gerenciar todos esses processos e ter sucesso.
Como adotar uma gestão inteligente com o uso da tecnologia
Antes de mais nada, sabemos que a tecnologia está ao nosso favor para diminuir o tempo gasto com atividades necessárias no dia a dia.
Na empresa isso não é uma opção, é apenas necessário. Por isso veja como a tecnologia ajuda nos processos simples e complexos:
Tomadas de decisão baseadas em dados
Já pensou em gerir a sua empresa sem analisar corretamente os resultados? Dessa forma é fácil prever o fracasso eminente. Mas tudo bem, se você não é tão bom em planilhas ou relatórios, pelo menos precisa saber que existem outras maneiras de controlar tudo sem um esforço excessivo. É através da automatização, visto que se sua vontade é de escalar, gera situações e processos vão surgindo a cada dia. E para uma boa tomada de decisão, é necessário que você tenha os resultados todos à mão, para só assim, seguir com os próximos passos.
Pode parecer subjetivo, mas vamos ao exemplo: você tem um salão de cabelereiro e quer comprar um equipamento novo que vai aumentar a sua clientela, se não tiver controle do seu faturamento e dos seus clientes baseado em dados, nunca vai saber se é a hora de fazer um novo investimento. Portanto, se você não usa ou já usa um sistema para registrar essas informações, é interessante que conheça o ERP.
Sistema de gestão ERP
A primeira pergunta que deve surgir na sua cabeça é: o que significa isso e como esse sistema pode me ajudar mais?
ERP significa Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O “sistema ERP” nada mais é do que um software de gestão empresarial que te auxilia na automatização processos que antes eram manuais ou em planilha, unificando e trazendo uma organização que integra todos os setores em um único lugar.
Assim, ao invés de cada área possuir um software único, o ERP se torna responsável em concentrar todas as informações no sistema, o que facilita para a sua gestão inteligente.
Para esclarecer melhor, essa tecnologia te permite adaptar às necessidades do seu negócio, visto que cada negócio é único e possui suas próprias particularidades.
E se você está pensando que é muito complicado, pelo contrário, gerir a empresa usando um software como esses, abre caminhos para mais evolução, e tomadas de decisão conscientes para o que você precisa. Também não é algo fora da realidade ou apenas utilizado em grandes empresas. É uma tecnologia acessível e que, com certeza, vai mudar a sua forma de administrar a sua empresa no próximo ano.
Quer saber como implantar um desses e sair na frente no próximo ano? veja aqui!
Armazenamento em nuvem
A tecnologia em nuvem chegou para ficar. E quando falamos em gestão baseada em armazenamento de dados, é fundamental usar a melhor solução do mercado.
toda gestão inteligente precisa estar ligada nas transformações e é por isso que o armazenamento em nuvem é algo mais que necessário para evitar perdas que poderiam ser evitadas. E com apenas a contratação desse serviço e a internet disponível, você consegue ter tudo que precisa a disposição e ainda verificado de qualquer aparelho móvel, o que torna cada vez mais prático.
Quando se fala em gerir com inteligência, se fala em otimização de tempo, expansão de processos e principalmente controle em todas as etapas. Por isso, a computação em nuvem é um meio para a obtenção dos seus objetivos como empreendedor e deve ser colocado em prática o quanto antes.
Controle financeiro
Talvez a etapa mais importante, geralmente negligenciada por falta de tempo ou tecnologia acessível, é o divisor de águas entre um negócio que escala e outro que despenca.
O controle finaceiro precisa ser acessível e rápido para ser capaz de auxiliar nas decisões cotidianas e conduzir seu negócio de uma maneira lucrativa. Apenas quem tem a responsabilidade de manter uma empresa funcionando, sabe exatamente o que é isso.
Assim, para você iniciar uma gestão inteligente em 2023, deve ser capaz de administrar com facilidade as entradas, saídas, investimentos, pagamentos e cobranças com mais rapidez e controle. E se a sua dificuldade é a organização de cobranças, você pode automatizá-las, reduzindo erros e dores de cabeça.
Tenha suas cobranças no piloto automático cliando aqui.
Investimento em marketing estratégico
Uma gestão inteligente abrange estratégias que vão muito além dos processos internos. Eles estão focados em visibilidade e captação de novos clientes. Além de saber quem são, você deve saber onde estão e como eles chegam até você.
Por isso, nada adianta organizar tudo sem investir num bom marketing estratégico. E este, deve ser inteiramente baseado na avaliação dos seus objetivos, onde você deseja chegar e que se comunique com a organização das suas atividades. Afinal de contas, a demanda gerada, deve ser a demanda atendida.
Assim, depois usar uma boa tecnologia ao seu favor e integrar seus setores para um único objetivo, chega a hora de buscar modelos de marketing que atinjam as formas de fazer toda essa organização e controle valerem à pena. Dessa forma, quem quer escalar também precisa estudar formas de atingir públicos de forma eficiente e evitando perda de dinheiro desnecessária.
Para isso, um planejamento certo determina os próximos passos e contribui para que você atinja suas metas no próximo ano. Ainda não fez o seu? Fale com um especialista. Queremos te ajudar a conseguir os resultados que você deseja.