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Loja virtual: 5 maneiras de resolver a queda nas vendas

Com a atual preferência por compras online e aumento dos e-commerces na pandemia, muitos empresários aderiram às lojas virtuais para se manter competitivo. Porém, com a normalização do comércio e o retorno do consumidor às compras físicas, o desafio se tornou ainda maior. O desafio agora é conseguir manter os negócios online com as vendas em alta e o cliente interessado e fiel. Por isso, se você caiu nesse post, é porque enfrenta o problema de queda nas vendas, e deseja reverter essa situação.

Então, continue lendo esse post e veja como resolver a queda nas vendas da sua loja virtual e manter a lucratividade do seu negócio.

Por que as vendas caíram?

Para quem vende na internet, quando as vendas caem, talvez a primeira atitude seja correr atrás de estratégias que revertam a situação. Afinal, cada dia sem vendas conta! Porém, antes de tudo, o ideal é ter um diagnóstico do que ouve para depois tomar as melhores providências. É bem assim quando precisamos ir no médico, funciona da mesma forma.

Neste caso, quando estamos falando de vendas online, muitos são os fatores que podem ocasionar uma queda repentina:

  • Uma instabilidade na economia;
  • Cenário político
  • Questões individuais do cliente
  • Novas tecnologias.
  • Concorrência

Mas como saber se a minha loja virtual pode sobreviver a esses ataques externos?

Bom, como empresa de tecnologia, iremos focar nessa parte, mesmo sabendo e alertando que essa queda nas vendas pode surgir de fatores internos também. Por isso, não deixe de verificar todo o seu processo de logística e satisfação do cliente, através de pesquisa direcionada. Hoje existem muitas maneiras de se fazer isso.

Mas falando em termos de tecnologia e presença online, existem muitos fatores que podem estar tirando a visibilidade da sua loja virtual:

  • Falta de manutenção do seu site
  • Desatualização às novas tecnologias e facilidades para o cliente
  • Pouco investimento em marketing digital
  • Ausência de um programa de fidelização

Vamos ver cada uma delas de forma mais detalhada para te ajudar a identificar alguma falha no seu projeto online.

Falta de manutenção do seu site

Para que seu site apareça quando o usuário buscar pelos seus produtos ou serviços prestados, é fundamental que ele esteja com a manutenção e SEO em dia. Afinal, a experiência do cliente deve ser positiva e essa visita ser transformada em venda.

Para isso, seu endereço eletrônico precisa se manter atualizado, responsivo, seguro e fácil de acessar.  

Além do mais importante: para ele aparecer nos resultados de busca do Google, é imprescindível estar com a manutenção em dia e obedecer as regras de ranqueamento.

Imagine ter uma loja em um local pouco movimentado e sem tráfego de pessoas? Assim é um site sem manutenção. Ele pode desaparecer das buscas e ficar esquecido. Por isso, para ter sucesso na sua loja virtual, ele precisa primeiro ser encontrado primeiro pelo seu cliente.

Desatualização às novas tecnologias e facilidades para o cliente

Uma loja simples, rápida, com facilidade de acesso por qualquer dispositivo, pelas redes sociais e formas de pagamento facilitado. Sem dúvida essa é a preferência do seu cliente, que está cada vez mais sem tempo e exigente na hora de comprar.

Por isso, é importante se atualizar e utilizar no site: estratégia omnichannel; Chatbots; Pop-ups; busca inteligente; sistemas de integração de pagamentos; preenchimento automático e muitas outras maneiras de facilitar a venda.

Pouco Investimento em marketing digital

Algumas pessoas acreditam que ter uma loja virtual é o suficiente para vender na internet. Por isso, negligenciam o marketing e acabam sem resultados válidos. Nesse sentido, a intenção do marketing digital é atrair e manter pessoas engajadas na marca. Porém. se existe pouco ou nenhum investimento fica difícil manter as vendas depois dos picos nos períodos sazonais.

Portanto, se as vendas caíram, é bom analisar o que está sendo feito em questões de divulgação e manutenção da sua marca em períodos de baixa.

Ausência de um programa de fidelização

Atualmente, a busca por vantagem na hora de comprar está cada vez maior. E com isso, os programas de fidelização estão tomando conta do universo das vendas online.

É realmente interessante para o cliente comprar mais barato, ganhar vantagens e prêmios. Por isso, não oferecer esse serviço, coloca sua loja em desvantagem e consequentemente uma queda nas vendas pode ocorrer.

Agora que os programas de Cashback ganharam o amor do cliente, é preciso estudar maneiras de participar dessa moda, lucrar mais e aproveitar para fidelizar seu público.

Então, que tal conhecer uma plataforma que te ajuda com todo esse processo de ganhar a preferência do cliente?

Como evitar a queda nas vendas da sua loja virtual?

queda nas vendas

Agora que vimos as possíveis causas de queda nas vendas, vamos ver como você pode evitar que seu faturamento caia mais que o previsto e sua loja continue competitiva no mercado.

1.Antecipar a solução de problemas é a solução

Primeiramente, conviver com os problemas fazem parte da rotina de qualquer empreendedor. Mas despois que você analisou o que pode estar acontecendo com as suas vendas, antecipar a solução é o caminho. Nesse sentido, trabalhar os pontos que mostramos acima com estratégia, pode te ajudar muito a aumenta as vendas.

2.Pesquise constantemente o mercado externo

Antes de mais nada, estar por dentro dos acontecimentos no ambiente externo o ajudará a se preparar para viver cenários mais conturbados. E com isso, melhorar seus resultados, mesmo não conseguindo prever tudo.

O que queremos dizer é que é fundamental ter uma estratégia adaptativa, e perceber que os fatores externos afetam as suas vendas como nunca. Por isso, pesquise tudo que puder e esteja em constante atualização. Assim, esteja atento a economia, experiência do cliente e atualidades no setor de vendas online.

3.Extruture seu processo de vendas

Como já falado anteriormente, uma loja virtual sozinha não faz milagre. Antes de tudo, existe um planejamento que vai antes do início da venda, até o recebimento da mercadoria.

Por isso, é fundamental conhecer a jornada do cliente, ter um funil de vendas e padronizar o serviço, trazendo facilidade e descomplicando os problemas do seu público. Mas não pense que essa é uma tarefa impossível, pois hoje você pode encomendar uma estratégia digital, direcionada para o seu negócio e que vai te ajudar a descobrir como vender para quem precisa do seu produto.

4.Melhore o relacionamento com o seu cliente 

queda nas vendas

Para iniciar essa conversa com sucesso, é preciso que concordemos que seu principal ativo é o cliente. E que nada deve ser feito sem o principal intuito de beneficiá-lo. Depois de concordar com essa afirmação, observe que existem muitas maneiras de estreitar os laços.

A criação de laços e confiança, dependo do trabalho e energia que você adota no processo. Assim, elevar os níveis de satisfação; aprimorar o serviço; criar mais canais de comunicação e fidelizar clientes é um passo essencial para a manutenção do relacionamento deles com a sua empresa.

Afinal, os clientes estão onde se sentem especiais e com suas necessidades atendidas. Segundo pesquisa da Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências mais fluidas e personalizadas. Observando esse dado, que tal dar mais atenção para o seu cliente, ouvi-lo melhor e deixar o seu serviço mais atraente e personalizado?

5.Trabalhe o valor da sua marca

Nunca é tarde para falar de branding. E para que você tenha sucesso em vendas online, um bom posicionamento de marca pode determinar todo o resto.

Trabalhar a marca é fundamental para o conhecimento do público e você pode associar a sua em posicionamentos relevantes, gosto do público e estilo de vida. Uma boa ideia é observar ideias geniais de grandes marcas do mercado de se fazer presente na mente das pessoas.

Se a sua marca é de roupas femininas por exemplo, que tal mergulhar no mundo das mulheres e fazer um marketing bem feito de identificação? Para isso, conheça mais o seu cliente, use da criatividade, redes sociais, estratégia e persistência, pois esse é um trabalho que demanda tempo, mas no fim é compensador.

Neste post, falamos de 5 maneiras de resolver a queda nas vendas através da manutenção certa da sua loja e da antecipação de problemas simples que podem ser evitados. Como também, falamos de maneiras de trabalhar relacionamento com o cliente e marca, para que tudo isso reflita no aumento de vendas. Assim, você descobriu que vender online, é muito mais que ter um site e oferecer produtos. É se preocupar com cada detalhe, surpreender o cliente e sair na frente da concorrência.

Se esse post foi útil para você, não esqueça de compartilhar para outras pessoas. E se você decidiu levar o seu negócio online para outro nível, fale conosco! Queremos te ajudar nesse processo.

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