Mídia Online ou Offline? A dúvida é real quando o assunto é a divulgação do seu negócio.
Afinal, qual forma de comunicação irá trazer mais retornos?
Antes de mais nada, já te dizemos que as mídias online tem desafiado as mídias offline. E não é de hoje que o offline tá perdendo essa briga.
Nesse post você vai entender toda a diferença entre a divulgação online e offline e verá qual a mais vantajosa para o seu negócio.
O que é mídia offline?
Falamos de mídia offline todas as vezes que falamos de qualquer tipo de estratégia de marketing que não utilize a internet para alcançar os seus clientes.
Assim, neste tipo de veiculação, a mensagem chega até os clientes de forma orgânica. Sem que eles precisem estar conectados à internet.
Hoje em dia, na maioria dos casos, o impacto do alcance no offline é menor. A mídia offline gera bons resultados no curto prazo. Um anúncio na TV, por exemplo, pode atingir milhares de clientes de uma só vez.
Porém, esse tipo de divulgação é volátil e possui um prazo de validade.
Por exemplo, se você anuncia na TV, apenas quem assistiu aquele anúncio terá conhecido sua empresa.
O que é mídia online?
A mídia online é composta por anúncios que precisam da internet e do marketing digital para serem vistos pelos clientes.
Entre as principais vantagens está o baixo custo se comparada à mídia tradicional. Ou seja, sua empresa terá a possibilidade de criar estratégias eficientes sem precisar fazer grandes gastos.
Além disso, a mídia online é uma mídia global. Ou seja, usuários de qualquer parte do mundo podem acessar o seu negócio através de um anúncio, por exemplo.
Dessa forma, é uma ótima opção para as empresas que desejam ser encontradas por seus clientes quando eles fizerem buscas no Google sobre os produtos e serviços que você oferece.
Não obstante, a interação é a palavra chave dessa mídia. Através dela é possível manter uma comunicação direta com o seu público.
On ou Off?
Agora que você já entendeu melhor a diferença entre mídia online ou offline, ficou fácil perceber qual é a mais vantajosa para você, não é?
As mídias offline irão te oferecer resultados mais rápidos, porém o alcance é muito menor e os anúncios terão diversas limitações e prazos de validade.
Por exemplo, ao pagar para anunciar em um outdoor você precisará contar que quem passar naquela avenida irá olhar para o seu anúncio. O que nem sempre é o caso.
Já com um post no Instagram você permite que o usuário absorva as informações no tempo dele e da forma que ele preferir. E, ao dar mais autonomia ao cliente, você conquista sua confiança.
Por fim, é importante ressaltar que sim: as mídias offline ainda são relevantes, principalmente dependendo do seu nicho de mercado e sua persona. Mas essa disputa fica cada vez mais difícil para as velhas formas de publicidade e quem vai ganhando são as mídias online.
Tanto em custo benefício, como em autonomia e retornos.