Imagine uma marca que nunca sai da sua mente! Agora, explique como foi que você lembrou dela tão rápido? É exatamente disso que vamos falar neste post. Aqui você vai ler sobre posicionamento de marca: 5 exemplos e como aplicar no seu negócio.
O que é posicionamento de marca?
Antes de qualquer coisa, vamos explicar o que é uma marca, e depois disso, descobrir como posicioná-la melhor no mercado.
A princípio, e conforme o especialista em marketing, Neil Patel, a marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços.
E o que isso significa? De antemão, significa que a marca é a representação de um produto ou serviço perceptível aos nossos olhos. Porém, seu conceito não se restringe apenas a isso. Por essa razão, é tão importante conhecer o que é uma marca e seus significados para saber exatamente como posicioná-la melhor.
Assim, posicionamento de marca é o lugar que a empresa ocupa na mente do público. Desta forma, posicionar uma marca é conseguir um destaque diferenciado no mercado e assim colher os frutos desse reconhecimento.
Identidade visual e branding
Primeiramente, para entender melhor como as marcas se posicionam no mercado, é importante conhecer o que é branding e identidade visual:
Identidade visual: É a forma que você apresenta os valores e a personalidade do seu negócio, através de elementos gráficos e representativos da sua marca, não se restringindo apenas a logomarca.
Branding: branding é um conjunto de ações estabelecidas para construir uma percepção positiva da marca junto aos consumidores, para aumentar a sua visibilidade.
Portanto, após conhecer melhor esses conceitos, vamos ver 5 exemplos de marcas que souberam trabalhar esses 3 elementos e ganharam um espaço especial na mente dos seus consumidores.
5 exemplos de posicionamento de marca para se inspirar
1. Nubank
Em primeiro lugar, segundo pesquisa da Snaq, plataforma de dados e conteúdo, em parceria com a Allidem, o Nubank é considerado líder de construção de marca. A partir disso, a empresa traduz verdadeiramente a essência de marca fundamentado nos seus valores e crenças.
Anteriormente, essa informação foi publicada no próprio blog do Nubank, e apesar deste resumo já dizer tudo, o Nubank vem conseguindo cumprir seus objetivos. Em outras palavras, a empresa nasceu para acabar com a complexidade dos serviços financeiros, devolvendo às pessoas o controle financeiro sobre seu dinheiro. Assim, se tornou líder no exemplo de construção de marca.
Desse forma, uma das suas propostas de valor, está no desenvolvimento de produtos simples e justos, combinados com um atendimento ao cliente humanizado e eficiente.
2. Nike
Ao mesmo tempo, a Nike também é um bom exemplo quando se fala em se posicionar no mercado através de suas campanhas fortes e polêmicas, que muitas vezes são compensadoras.
A partir disso, usando a mesma frase como slogan há 30 anos, “Just Do It”, a marca sempre consegue trazer novas referências, se adaptando aos tempos atuais e inspirando as pessoas a terem a coragem de se movimentar tanto pelo esporte, como também pelo que acreditam. Dessa maneira, a marca acaba se fixando na mente das pessoas.
3.Boca Rosa
Logo depois, temos a influenciadora Bianca Andrade, que criou a marca Boca Rosa, e ganhou visibilidade no ano da pandemia. A princípio, ela começou sua carreira ensinando truques de maquiagem através de vídeos no Youtube aos 16 anos. Anos mais tarde, e agora como influencer, conseguiu posicionar a própria marca, através da participação no BBB20. O intuito era de posicionar a sua marca, antes conhecida apenas na internet, agora também para o público da TV.
Dessa forma, após a sua participação no reallity, a “Boca Rosa”, vendeu 3 vezes mais, e como pessoa, Bianca foi eleita uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina.
4.Magazine Luiza
Logo em seguida temos o Magazine Luiza que além de sua história de sucesso bastante conhecida, procurou se posicionar de forma bem assertiva nos anos de pandemia. Dessa forma, sempre preocupada com a repercussão que a crise impactaria nas vendas da loja, resolveu dar cada vez mais suporte aos microempreendedores.
Logo, a empresa que já trabalhava a inclusão gratuita dos pequenos varejistas e autônomos em suas plataformas de e-commerce, surgiu com a proposta de oferecer linhas de crédito. E com isso, ajudou a manter pequenos negócios em tempos de crise. Assim, se posicionou com uma proposta sensacional que interfere principalmente na renda e poder de compra das pessoas.
5. Netflix
Um bom branding tem a função de despertar sensações e criar conexões com outras áreas da vida. E com certeza, a Netflix sabe fazer isso muito bem. Por isso, como estratégia, a empresa se preocupa muito em se aproximar do seu público, cada vez mais.
A partir disso, o serviço de streaming investe em uma comunicação simples e sempre focada na persona. É uma boa forma de se aproximar do público, ao identificar o comportamento das pessoas na própria plataforma. Essa ótima estratégia vem destacando e fixando cada vez mais a marca Netflix no mercado.
Como fazer branding para pequenas empresas?
Após ler esse conteúdo, você pode ter imaginado que o posicionamento de marca só funciona para grandes empresas. Por isso, vamos te mostrar aqui algumas dicas de como começar a melhorar a visibilidade da marca, mesmo em empresas de pequeno porte.
- Tenha um propósito bem definido para impactar as pessoas;
- Alinhe o nome da sua empresa aos valores e princípios do seu negócio;
- Estude bem seu público-alvo e a sua persona (representação do seu cliente ideal);
- Nunca esqueça de analisar os concorrentes como referência;
- Tenha uma identidade visual original;
- Tenha um site ou loja virtual para vender melhor os seus produtos e ganhar autoridade.
- Crie estratégias de marketing digital focadas nas suas campanhas.
Leia também: Branding, uma chave escondida para o seu negócio.
Conclusão.
Neste post, falamos sobre o posicionamento de marca: 5 exemplos e como aplicar no seu negócio. E assim, como grandes nomes do mercado chegaram lá, você também deve trabalhar esses aspectos desde o início no seu negócio, e assim, ir ganhando a admiração do público segundo as suas ações.
E, apesar de não ser um processo tão rápido, pequenos avanços já são considerados importantes quando a intenção é se destacar da concorrência . É preciso, assim, fazer um diferencial que leve o nome da marca para mais longe.
Por isso, o seus objetivo e ações devem estar alinhados a um bom marketing para resultados crescentes. Dessa maneira, tudo não passa de um processo de muito planejamento e construção para que o seu negócio atinja os resultados.
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