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Programa de fidelidade do cliente: como monitorar o desempenho do Cashback e avaliar o seu impacto nas vendas?

Os programas de fidelidade de clientes são cada vez mais utilizados por empresas em todo o mundo como uma estratégia para aumentar as vendas e a retenção deste consumidor. Dentre as diversas opções de programas, o Cashbak é uma estratégia muito eficaz para incentivar a fidelidade e aumentar as vendas através da distribuição de recompensas em dinheiro ou descontos em compras futuras. Porém, um bom programa de fidelidade do cliente utilizando Cashback, necessita de acompanhamento e aperfeiçoamento constante para que o seu negócio tire o melhor proveito e se beneficie com o programa. Por isso, continue lendo e veja como monitorar seu programa de fidelização e avaliar o seu impacto nas vendas.

Como monitorar um programa de fidelidade do cliente, utilizando Caskback?

Os programa de fidelidade é uma estratégia, que apesar de antiga, é bem comum atualmente. E como você já sabe, a fidelização por Cashback (recompensa em que os clientes recebem uma porcentagem do valor gasto em compras de volta como crédito para futuras compras), Já é uma modalidade aprovada pelo consumidor, e também pelos empresários.

Assim, pela popularidade e resultados, muitas empresas já aderiram, porém tem dúvidas em seu funcionamento e monitoramento: como vou analisar os resultados? Como vou monitorar a fidelização desses clientes? E este também pode ser o seu caso.

Por isso, como essa estratégia se tornou uma das maneira mais efetivas de fidelizar clientes atualmente, é preciso saber monitorar e avaliar se tudo está correndo bem.

Neste sentido, antes de implantar o seu programa de fidelidade utilizando cashback, observe:

Seus objetivos:

O porquê você escolheu essa maneira de fidelizar o seu cliente, quais resultados pretende atingir e em quanto tempo.

Estabeleça indicadores de desempenho:

Como número de clientes que participam do programa, frequência de compras, valor do cashback a ser distribuído mensalmente x valor de retorno.

Escolha uma plataforma de gestão:

Depois de Definir regras, objetivos e a maneira em que você vai estabelecer as metas, é muito importante automatizar tudo isso para conseguir resultados crescentes e ter o controle de cada processo de forma fácil e precisa. Para isso, clique aqui e conheça o software que que organiza e administra o seu programa de fidelidade com tudo para facilitar sua rotina.

Monitore o desempenho:

Sabia que não adianta criar uma boa estratégia de fidelização sem monitorar os processos? Isso mesmo, cada etapa deve ser clara para que você avalie o retorno desse investimento. Afinal, Segundo o economista americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Para isso, a plataforma que você escolheu deve apresentar relatórios fáceis de compreender e sempre a mão.

Analise e aperfeiçoe os resultados:

Depois de monitorar cada etapa do desenpenho do seu programa de fidelidade, está na hora de avaliar os resultados e seguir com novas estratégias. Por exemplo, se algum produto saiu mais que outros na sua prateleira, uma maneira de equilibrar isso é melhorando o incentivo de cashback em mercadorias menos procuradas no período e incentivar o acúmulo mais significativo do cashback para retorno desse cliente.

Afinal, qual a melhor maneira de monitorar o desempenho do programa de fidelidade?

Programa de fidelidade do cliente

A melhor maneira de monitorar com sucesso o seu programa de fidelidade é, sem dúvida, realizar o acompanhamento semanal ou mensal das entradas e saídas no seu sistema e comparar com os indicadores do seu objetivo em relação a outras formas de vantagem, como os descontos imediatos, antes fornecidos como tentativa de atração. Lembre-se! Desconto não é investimento, é incentivo imediato!

Ex: Você realizou 1 venda a 100 reais e deu 15% de cashback, que o cliente pode utilizar em uma próxima compra. Caso tivesse oferecido desconto, o cliente já pagaria de cara 85,00 reais. Mas ao utilizar a estratégia de cashback, os 15% serão utilizadosapenas na próxima visita dele. Fato que já mostra de cara a primeira vantagem em aderir a essa modalidade. O cliente é incentivado a retornar para aproveitar o bônus e deixar mais dinheiro no estabelecimento.

Como analisar melhor cada resultado

Para verificar melhor cada resultado é preciso analisar quantas vezes esse cliente vai retornar às compras, qual a taxa de retorno em cada venda que realizou , além de quais produtos mais procurados e menos procurados dentro do programa de fidelização.

Ou seja, o ideal é somar as taxas de cashback com os retornos desse cliente e obter o valor total para ver quanto é compensatório.

Como exemplo, vamos imaginar que ele retorne algumas vezes e gaste a mesma quantia de valor na sua compra. Na primeira vez ele gastará o valor cheio R$ (100,00), na segunda pagará com menos 15% de desconto (taxa fixa de cashback) o mesmo produto que custará 85,00. Depois, acumulará mais 15% em cima do novo valor gasto (85,00), ficando com 12,75 de cashback para o terceiro retorno.

Assim ele gasta os mesmos 100,00 mas utiliza o cashback recém acumulado de 12,75 nesta compra, pagando agora 87,25 e acumulando mais cashback em cima desse valor.

Observando isso, você pode calcular por exemplo 5 retornos desse cliente e observar a sua margem de lucro cada vez que ele retorna. Encontrará uma margem positiva de 6% em comparação se você tivesse oferencendo apenas descontos fixos e imediatos de 15%.

Analise outros indicadores

Programa de fidelidade do cliente

Em seguida, basta analisar quantos retornos de clientes ganhou, quais produtos mais adquiridos, qual ticket médio, e quanto de lucro positivo conseguiu em relação ao período em que você ainda tinha o programa de fidelidade como projeto.

Por fim, você deve realizar esse monitoramento mensalmente e avaliar como atrair melhor esse cliente que “esqueceu de voltar”, além de oferecer melhores cashbacks para produtos que deseja incentivar a recompra, e utilizar outras extratégias que trarão crescimento para o seu programa de fidelização.

Mas não se preocupe, não é difícil analisar os resultados e tudo que falamos nesse post se você consegue automatizar todo o processo. Dispor de relatórios precisos e em tempo real, é fácil quando você escolhe a plataforma certa para te ajudar. Por isso, fale conosco e tenha tudo que você precisa na palma da mão para fidelizar mais clientes todos os dias e aumentar o seu faturamento.

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Como criar um programa de fidelização de clientes eficaz