e-commerce
Categorias:

Porque investir em um e-commerce em 2023

A maioria das empresas atuais do setor varejista compreendeu que depois da pandemia, a maneira de vender se transformou. O setor de vendas ganhou outra proporção depois de visitar o mundo online. Com isso, a necessidade de ter um e-commerce não é apenas uma expansão de vendas, como também uma maneira de sobreviver. Em 2023 o e-commerce atingirá números altíssimos no Brasil, segundo as últimas pesquisas e você precisa estar preparado para faturar também! Por isso, continue com a gente e confira porque investir nesse ramo de atividade.

O que é um e-commerce e porque começar um

e-commerce

E-commerce, ou comércio eletrônico, é uma modalidade de vendas realizadas totalmente online. Ficando apenas a logística de entrega como empresa física, o e-commerce tem se tornado a forma mais prática de vendas nos últimos anos.

Assim, com ajuda de um bom marketing digital, as empresas estão aumentando consideravelmente o seu faturamento, desde que decidiram partir para essa modalidade.

De maneira geral, o e-commerce funciona assim:

O cliente acessa uma loja virtual e escolhe um ou mais produtos onde são armazenados em um carrinho de compras virtual, confere o pedido e depois é encaminhado para o pagamento

Nesse momento, após escolher a melhor forma de pagamento, o cliente finaliza, aguarda a aprovação e depois consegue acompanhar a chegada do seu pedido, pelo correio ou transportadora.

Conforme falamos no início, essa modalidade de compra se intensificou com a pandemia e se consolidou trazendo cada vez mais comodidade para o cliente.

Dessa forma, iniciar um e-commerce, mesmo para quem tem loja física é uma questão de visão no futuro e a possibilidade de transformar sua maneira de venda. Afinal, quem ainda não se rendeu à praticidade das compras online?

Quais as tendências para o e-commerce em 2023?

tendências e-commerce

Para quem quer mudar a forma de vender em 2023, estar informado das tendências faz toda a diferença ao começar o seu negócio online.

Veja abaixo um pouco do que o futuro reserva para os e-commerces no Brasil:

Faça sua compra na internet e retire na loja

Neste período pós pandemia, onde as vendas físicas voltaram as atividades normais, comprar online ainda é vantajoso por causa dos preços e da comodidade. Por isso, essa modalidade híbrida de vendas , onde o consumidor compra online e retira na loja, carrega uma vantagem de comprar o produto mais barato, sem arcar com o custo do frete, além de ser mais rápido para ter o produto em mãos.

Soluções tecnológicas inovadoras

Outra tendência são as soluções tecnológicas inovadoras que se pautam em automatizar o processo de comunicação de modo a agilizar os processos de atendimento e de finalização da compra. Assim, as operações se tornam mais eficientes e atraem mais clientes que buscam rapidez e facilidade.

Marketing online forte e atraente

Não adianta ter uma loja virtual atrativa se ninguém sabe que ela existe. Por isso, um marketing bem feito é capaz de fisgar o consumidor e trazer resultados mais expressivos de curto e longo prazo para o seu negócio.

Nesse sentido, pesquisas nessa área concluíram, que cerca de 60% dos consumidores que compram na internet, usando redes sociais, já se sentiram influenciados por anúncios persuasivos.

Por isso, esteja atento as formas de atração e coloque no seu planejamento de e-commerce para tudo dar certo.

Programas de fidelidade

Se já é complicado atrair, imagina manter o cliente? Pensando assim, os programas de fidelidade vão estar em alta e o consumidor vai estar atento onde ele recebe mais vantagem ao comprar e economizar para os próximos pedidos.

Você já pensou em ter um Cashback próprio na sua empresa , atrair e fidelizar mais clientes? Clique para conhecer o EllisCash.

Crescimento de serviços de assinatura

Mais uma tendência agora no próximo ano, são os serviços de assinatura. Neste modelo de compra, o usuário recebe um produto ou serviço por um determinado período, o que é uma vantagem para produtos e serviços recorrentes. Uma facilidade e economia de dinheiro e tempo, até que o usuário deseje cancelar.

Essa estratégia agora se intensifica também para produtos, e o consumidor que curte determinada marca pode receber os últimos lançamentos, vantagens e muitos outros serviços de forma personalizada. É uma tendência que colabora para fidelização e faturamento previsível da empresa. Por isso fique de olho nessa tendência e se combina com o que você vende.

Como ter um e-commerce lucrativo

e-commerce lucrativo

De acordo com pesquisas recentes, Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza são as marcas mais lembradas pelos clientes. Mas você deve estar se perguntando: como também seguir esse caminho e ter um e-commerce lucrativo em 2023?

Muitas pessoas que decidem trabalhar com e-commerce acreditam que a lógica das vendas online é como nas vendas físicas. Mas não é bem assim! Você precisa de um bom site preparado para vendas que viabilize as vendas sem o contato direto com o consumidor. Ou seja, a venda precisa ser feita de maneira fácil e automática. Com, isso você precisa se sentir em casa, com dúvidas tiradas, facilidade na compra e rapidez na entrega.

Veja algumas dicas para fazer do seu e-commerce um sucesso:

  • Faça um estudo da concorrência
  • Tenha um site moderno e preparado para vendas
  • Siga as tendências de SEO para facilitar a busca
  • Trabalhe com divulgação focada na sua loja
  • Integre com as suas redes sociais
  • Possua um diferencial no produto ou atendimento
  • Não esqueça da logística, pois seu negócio não é apenas virtual.

Se você ficou animado e quer vender muito este ano, mas não possui um site de vendas para colocar todas essas dicas em prática, clique aqui e tenha sua loja virtual prontinha para começar com o pé-direito. O ano já começou e você não pode perder mais tempo para ganhar o seu lugar no mundo das vendas online. Essa é a hora de colocar os seus projetos em prática! Pode contar conosco para alavancar o seu negócio com muita tecnologia, performance digital e inovação.

loja virtual
l