O comércio eletrônico é atualmente a maior modalidade de compras para atrair clientes fiéis. Isso pode ser um desafio para qualquer empresa, mas é compensador. Por isso, cada vez mais, elas estão buscando maneiras inovadoras de atrair esses compradores online. Dessa maneira, uma estratégia eficaz e que tem ganhado destaque é o cashback. Ele oferece uma recompensa financeira, atrai novos clientes e fideliza os já existentes com mais facilidade. Assim, neste post, exploraremos a fidelização de clientes online e como você pode usar o cashback na sua loja virtual para conquistar mais vendas todos os dias.
Fidelização de clientes online
A fidelização de clientes online é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio que decidiu ter uma loja virtual. Fidelizar clientes significa mantê-los engajados e satisfeitos com sua marca, produtos ou serviços.
Nesse sentido, a retenção de clientes melhora consideravelmente a frequência de vendas na sua loja, o que é mais rentável do que adquirir novos. Clientes fiéis têm mais chances de fazer compras repetidas e se tornarem defensores da marca, recomendando-a a amigos e familiares e gerando mais receita para o seu negócio. Assim, para fidelizar mais, é preciso estar atento às tendências do momento, sendo uma delas o Cashback nas compras virtuais.
Usando o formato cashback na sua loja virtual
Indiscutivelmente, ter uma loja virtual que venda bem, é o principal desafio de muitos empresários. O mercado cresceu, mas a concorrência também aumentou, e por isso, além de ter uma loja virtual é essencial atrair clientes presentes. E assim, depois que o cashback se popularizou, essa tem sido uma das melhores estratégias para fidelizar clientes e incentivar que eles gastem mais em cada compra.
Expanda suas vendas oferecendo Cashback
Um cashback atrativo para atrair vendas online, é fundamental. Para isso, escolha um bom programa que atenda às necessidades dos seus clientes ou crie o seu, escolhendo suas regras e funcionamento.
Depois, defina uma porcentagem de cashback que seja interessante e também sustentável para o seu negócio.
Por exemplo, você pode oferecer 5% de cashback em todas as compras ou aumentar essa porcentagem em promoções especiais em datas comemorativas. Mas não esqueça de divulgar claramente suas regras e convidar o cliente para aproveitar dessa vantagem.
Em seguida, personalize as recompensas de cashback de acordo com o perfil e comportamento de compra de cada cliente. Para isso, colete os dados de comportamento do perfil dos visitantes do seu site e use suas preferências para atraí-los. Um exemplo prático é notificar frequentemente aquele cliente que compra todos os meses e também presenteá-lo com um bônus especial. E o melhor, é que todo esse processo pode ser online e em larga escala, favorecendo cada vez mais visitas na sua loja virtual.
Como usar Cashback na sua loja virtual
Antes de tudo, o cashback é uma estratégia de fidelização que pode ser usada tanto em loja virtual como física. Por isso, antes de ser implantada dentro do seu site, deve atender às necessidades de compra do seu cliente. O cashback em lojas virtuais deve ser implantado de maneira inteligente para que você acompanhe a aceitação e resultados nas vendas. Por isso, veja abaixo como usar essa estratégia na sua empresa e se beneficiar com ela.
Escolha uma plataforma de cashback
Atualmente, existem várias plataformas disponíveis que podem ajudá-lo a implementar e gerenciar o programa de cashback na sua loja virtual. O importante é escolher aquela que te oferece autonomia e que seja confiável ,com os recursos necessários para o acompanhamento dos resultados mais precisos: como acompanhamento do ticket médio, relatórios em tempo real, acesso às preferências dos seus clientes e principalmente que seja fácil de configurar.
Outra etapa fundamental ao utilizar o cashback é entender as condições de parceria com as empresas provedoras, caso escolha se afiliar a um programa pronto. Fazer a análise da comissão cobrada, a usabilidade do usuário, qual valor de cashback mínimo sua loja precisa oferecer, custos envolvidos e outros aspectos. E por fim, escolher entre as duas modalidades de cashback, que pode ser por afiliação ou de administração própria.
Para depois, assim, trazer o benefício em compras online para os seus clientes.
Faça a integração da plataforma ao seu site
Após escolher a plataforma de cashback, siga as instruções fornecidas pela empresa para integrar a solução ao seu site de comércio eletrônico.
Ou seja, é preciso escolher algo que seja simples para a empresa e automático para o cliente, que não deseja fazer esforço, além de procurar as melhores vantagens.
Por isso, dê preferência àquelas que te oferecem suporte e acompanhamento adequado para que todas as configurações sejam feitas corretamente.
Logo após, realize testes para garantir que a integração esteja funcionando corretamente. Isso pode ser feito através de compras fictícias, como se fosse o cliente. Assim, você verifica os registros feitos e os cashback acumulados.
Mas também, você deixar toda a integração por conta da empresa que vai te auxiliar na implantação do programa e partir para o próximo passo. o importante mesmo e se certificar que a plataforma escolhida, atenda essa necessidade e tenha um bom custo benefício para o seu negócio.
Personalize a aparência do cashback
Algumas plataformas de cashback oferecem opções de personalização para que você possa adaptar a aparência com a identidade visual da sua loja virtual. Isso é uma das etapas mais importantes para a visibilidade do seu negócio e o crecimento da sua loja.
Pois, você estará divulgando a sua empresa e fixando sua marca na mente do usuário, ao invés divulgar outras marcas na qual você se afiliou.
Configure as regras do cashback
Depois da integração devidamente feita com o seu site, utilize a plataforma para configurar as regras do cashback, como a porcentagem oferecida, o valor mínimo de compra e as condições específicas de participação do programa.
Certifique-se de que as regras estejam alinhadas com a estratégia definida anteriormente e tente não seguir a concorrência, pois cada empresa tem suas próprias particularidades e objetivos.
Faça um bom trabalho de SEO na sua loja Virtual
Para um e-commerce o SEO bem feito é fundamental. Ele possibilita que sua loja seja facilmente encontrada por meio de pesquisas online de palavras-chave buscadas no Google ou em outros mecanismos de buscas, gerando mais tráfego para o seu site, e mais oportunidades de conversão. E assim, fica mais fácil divulgar sua loja e o seu programa de cashback para mais pessoas.
Leia mais sobre SEO na loja virtual
Monitore e analise os resultados
Tão importante quando implantar o programa de cashback, é ter os recursos necessários para acompanhar o fluxo de vendas e distribuição dos bônus.
Para isso, a plataforma que você escolheu, deve registrar as transações, mostrar quantidades de resgate, frequência de vendas e outras informações que irão permitir o controle e aceitação do programa. Assim, você pode fazer os devidos ajustes com base nessa análise.
Para isso, considere fazer alterações nas porcentagens de cashback, nas regras ou em outras características para melhorar o desempenho do programa e aumentar o envolvimento dos clientes.
Fidelização de clientes online: Como usar cashback na sua loja virtual com essas estratégias
Cashback em compras futuras
É o cashback básico onde pode ser utilizado como crédito em compras futuras. Isso incentiva os clientes a retornarem à sua loja para resgatar o valor e realizar novas compras. O diferencial estará no incentivo da frequência e porcentagem atrativa.
Cashback progressivo
Outra maneira é estabelecer diferentes níveis de cashback com base no valor gasto pelo cliente. Por exemplo, você pode oferecer 5% de cashback para compras até R$100, 10% para compras entre R$100 e R$200, e assim por diante. Isso motiva os clientes a gastarem mais para receber um cashback maior.
Cashback por indicação
Essa outra estratégia, consiste em gerar um programa de indicação, em que os clientes ganham cashback ao indicar amigos e familiares que realizam compras na loja. Isso não apenas incentiva os clientes a comprarem mais, mas também a promover sua loja para outras pessoas em troca de uma bonificação extra.
Cashback em ítens específicos
Selecione produtos específicos em sua loja e ofereça um cashback maior para esses itens. Isso pode ajudar a impulsionar as vendas, diminuir e controlar estoques, além de incentivar os clientes a experimentá-los.
Cashback sazonal
Crie promoções sazonais em que você oferece um cashback especial durante períodos específicos, como feriados, aniversário da loja ou datas comemorativas. Isso gera um senso de urgência e incentiva os clientes a aproveitarem a oferta enquanto ela está disponível.
Essas foram alhumas formas de implantação da estratégia de cashback para conseguir mais conversões. Nesse post falamos de Fidelização de clientes online: Como usar Cashback na sua loja virtual para atrair mais vendas online e fidelizar. E como você viu, o processo do cashback é feito em torno de planejamento adequado, tecnologia adequada e acompanhamento. Assim, o cashback se torna uma estratégia poderosa para impulsionar as vendas e criar lealdade dos clientes em sua loja virtual. Comece hoje mesmo a sua estratégia contando com a plataforma mais completa e funcional que você já viu para implantar o seu programa de fidelização.