relacionamento com o cliente
Categorias:

Relacionamento com o Cliente: Descontos x Cashback

Em uma época onde a fidelização do cliente é a chave para o sucesso, estratégias eficazes de relacionamento com o cliente ganham destaque, como os programas de fidelização. Por isso, entre as abordagens mais comuns estão a distribuição de descontos diretos e programas de cashback, onde ambas têm seus méritos. Mas qual é mais vantajosa? Neste post, exploraremos as nuances de cada modelo, destacando as vantagens e desvantagens para que você possa tomar decisões informadas sobre a melhor forma de recompensar seus clientes e aumentar o relacionamento com eles.

Descontos Diretos ou encanto Imediato

relacionamento com o cliente

Oferecer descontos especiais, é sem dúvida uma ótima estratégia para agradar o cliente. Porém, o desconto não cria relacionamento por si só. É preciso que ele seja agregado a outras extratégias para que a empresa também ganhe vantagem. Assim, veja abaixo os prós e contras que aplicação de descontos imediatos, no ato da compra, fazem por sua empresa:

Vantagens do desconto:

  • Sensação Imediata de Economia: Descontos diretos oferecem uma gratificação instantânea. Assim, os clientes percebem imediatamente a economia, o que pode ser um motivador poderoso para a compra. Com isso, é uma boa estratégia para quem quer aumentar o volume de vendas em curto período.
  • Simplicidade e Clareza: É fácil entender um desconto. A simplicidade na comunicação ajuda os clientes a perceberem o valor adicionado à transação.
  • Incentivo para Compras Únicas: Descontos muitas vezes incentivam compras únicas. Se o objetivo é impulsionar uma venda imediata, essa abordagem pode ser eficaz e tranquila.

Desvantagens do desconto:

  • Foco em Transação Única: Descontos muitas vezes estão associados a compras específicas. Isso pode não incentivar a fidelização, pois os clientes podem buscar apenas ofertas pontuais e em empresas diferentes.
  • Margens de Lucro Reduzidas: Oferecer descontos constantes pode reduzir as margens de lucro, impactando a rentabilidade a longo prazo.
  • Menos Engajamento Pós-Compra: Após a transação, o relacionamento pode diminuir. O cliente pode não sentir uma conexão duradoura com a marca. Pois, ele só terá vontade de voltar, caso enxergue outra vantagem maior que a oferecida.

Cashback: O Valor ao Longo do Tempo

Vantagens do cashback:

  • Fidelização a Longo Prazo: O cashback incentiva a fidelização, pois os clientes acumulam benefícios ao longo do tempo, ou pelo menos para uma próxima compra, gerando um relacionamento mais duradouro e uma estimativa de retorno.
  • Flexibilidade na Utilização:Os clientes têm mais flexibilidade no uso do cashback. Eles podem acumular e usar em diferentes transações, aumentando a interação com a marca ou aproveitar a vantagem já a partir da próxima visita, o que se assemelha a um desconto.
  • Percepção de Ganho Contínuo Quando a empresa oferece Cashback cria uma percepção de ganho contínuo. Pois, os clientes sentem que estão sempre recebendo algo de volta, incentivando compras recorrentes.Ou seja, em todas as visitas, estão acumulando vantagens para serem resgatadas mais adiante

Desvantagens do cashback:

  • Retorno Não Imediato: Ao contrário dos descontos, o cashback oferece um retorno ao longo do tempo. Isso pode não ser tão motivador para compras imediatas. Ou seja, a empresa precisa ter paciência para que o cliente retorne ao estabelecimento para que aproveite a vantagem.
  • Complexidade Percebida: Alguns clientes podem achar o sistema de cashback mais complexo, embora não seja, especialmente se envolver regras mais complexas de resgate. Por isso, simplificar é tudo.
  • Custo a Longo Prazo: Dependendo do design do programa, o cashback pode representar um custo de tempo em planejamento maior que o habitual em comparação a oferecer descontos.

O Equilíbrio e o relacionamento com o cliente

Em última análise, a escolha entre descontos diretos e cashback depende dos objetivos específicos da sua empresa. Um equilíbrio sábio pode envolver estratégias híbridas, aproveitando os benefícios imediatos dos descontos e a fidelização a longo prazo do cashback. Considere também fatores como a natureza do seu produto, o comportamento do cliente e os objetivos gerais de relacionamento. Lembre-se, o segredo está em criar um programa de recompensas que não apenas impulsione as vendas, mas também construa relações sólidas e duradouras. E para isso pode contar com o sistema de fidelização mais completo para administrar o seu programa de fidelidade. Gostou desse post? não esqueça de compartilhar!

relacionamento com o cliente