sistema de recompensas para empresas
Categorias:

Sistema de recompensas para empresas: por que ter um?

Hoje em dia a retenção de clientes não é apenas uma vantagem estratégica, mas uma necessidade vital à saúde de qualquer negócio. Nesse contexto, os sistemas de recompensas emergem como poderosas ferramentas para não apenas atrair, mas principalmente manter clientes satisfeitos e engajados nas compras. Por isso, neste post, faremos um mergulho profundo e exploraremos o sistema de recompensas para empresas: por que ter um? Também, a importância fundamental desses sistemas, desvendando por que cada empresa moderna deveria considerar seriamente a implementação de tal estratégia como diferencial competitivo.

A Importância da fidelização de clientes através do sistema de recompensas para empresas

Antes de mais nada, você precisa entender como a fidelização anda de mãos dadas com os sistemas de recompensas implantados pelas empresas. Depois, vai descobrir como tornar clientes fiéis, ajuda diretamente na diminuição de custos. Mas como isso funciona?

A fidelização cria algumas vantagens como essas descritas abaixo:

  1. Custo de Aquisição X Custo de Retenção:
    • É comummente aceito que conquistar um novo cliente é mais dispendioso do que manter um existente. Um sistema de recompensas bem elaborado pode ser a âncora que mantém os clientes voltando, amortizando significativamente os custos de aquisição. Mas para isso,é preciso acertar nas vantagens sem comprometer a empresa.
  2. Construção de Relacionamentos Duradouros:
    • Clientes que se sentem valorizados e reconhecidos têm maior probabilidade de permanecer leais à marca. Pois, os sistemas de recompensas oferecem uma maneira tangível de expressar essa valorização, além de manter a sua marca por mais tempo na mente do cliente .
  3. Engajamento do Cliente:
    • A interação contínua é a espinha dorsal da fidelização. Dessa forma, os sistemas de recompensas para empresas incentivam os clientes a interagirem regularmente com a marca, seja por meio de compras, feedback ou participação em promoções.

Tipos de vantagens efetivas utilizadas como sistema de recompensa para empresas

Sistema de recompensas para empresas
  1. Descontos e Ofertas Exclusivas:
    • O clássico desconto continua sendo uma das formas mais eficazes de recompensa. E ofertas exclusivas para membros do programa de fidelidade criam um senso de pertencimento, contanto que você consiga captar dados desses clientes para novos contatos.
  2. Programas de Pontos:
    • Acumular pontos com cada compra, que podem ser trocados por descontos, produtos ou experiências, é uma estratégia comprovada para manter os clientes envolvidos há muitos anos. O que diferencia, é a estratégia como isso é feito e quais vantagens os seus melhores clientes irão enxergar e almejar. Pois, quem escolhe essa modalidade, sabe que precisa de algum tempo para enxergar retorno e também contar com a paciência do participante.
  3. Cashback e Reembolsos:
    • A devolução de uma porcentagem do valor gasto é uma recompensa tangível que não apenas incentiva compras repetidas, mas também cria uma percepção positiva da marca. Além disso, é uma vantagem percebida desde a primeira compra e usufruída a partir da segunda.
  4. Experiências Exclusivas:
    • Desde eventos VIP até acesso exclusivo a lançamentos de produtos, oferecer experiências únicas cria uma ligação emocional duradoura. Mas lembrando que isso deve ser feito para um grupo específico.
  5. Programas de Níveis ou Tiers:
    • Reconhecer a lealdade graduada com níveis crescentes de recompensas incentiva os clientes a atingirem metas mais elevadas. E não necessariamente precisa ser obedecer ao critério de pontos, mas faz toda a diferença pela “busca pelo prêmio”. Uma boa dica é conhecer seus produtos e serviços mais desejados e usar tudo isso como isca em um mar de peixes favorável.

Como Implementar um Sistema de Recompensas para empresas eficaz

Seguindo o conhecimento que mostramos acima, o próximo passo e decidir levar a diante e adaptar grandes ideias para a sua realidade. Pois, não adianta se comparar a grandes lojas, não manter o combinado, ou até mesmo deixar de cumprir com os compromissos do programa de fidelidade.

Mas não se preocupe, criar um do zero, não é algo impraticável quando se tem o direcionamento certo. Por isso, leia outros posts como esse: Programa de fidelidade do cliente: como monitorar o desempenho do Cashback e avaliar o seu impacto nas vendas?. Depois, comece a planejar entendendo a sua empresa e essas jogadas que farão a diferença:

  1. Conheça Seu Público:
    • Uma compreensão profunda dos desejos e expectativas do seu público é crucial para oferecer recompensas que ressoem verdadeiramente. Não pule a etapa da pesquisa!
  2. Simplicidade e Transparência:
    • Sistemas complexos podem afastar os clientes. Mantenha a simplicidade na acumulação e resgate de recompensas. O acessível não precisa ser muito, mas deve ser atrativo!
  3. Promoção Efetiva:
    • Um sistema de recompensas só é tão bom quanto sua promoção. Comunique claramente os benefícios e como os clientes podem participar.
  4. Avaliação Contínua:
    • Esteja disposto a ajustar seu sistema com base no feedback do cliente e nas mudanças nas expectativas do mercado. Para isso o seu sistema deve sair da estratégia antiga do caderninho ou cartão e deve adotar tecnologias capazes de controlar dados para a tomada de decisão

Sistema de recompensas para empresas: por que ter um?

Em um mundo onde as opções são vastas, a fidelidade do cliente é uma dádiva. Por isso, você entendeu nesse post que um sistema de recompensas para empresas não é apenas uma estratégia de negócios; é uma declaração de compromisso contínuo com a satisfação e o bem-estar dos clientes.

Assim, ao investir na construção de relacionamentos por meio de recompensas significativas, as empresas estão construindo não apenas transações, mas laços duradouros que transcendem a concorrência. Seja no calor de um desconto ou na emoção de uma experiência exclusiva, cada recompensa é um passo em direção à fidelidade duradoura. Por isso inicie hoje mesmo a sua jornada de fidelização com o auxílio do EllisCash, o sistema que automatiza os processos e auxilia no marketing do seu negócio. Peça seu teste gratuito e viva essa experiência de crescimento contínuo no seu negócio!

sistema de recompensas para empresas