Cashback ou pontos
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Cashback ou Pontos: qual o melhor para seu Programa de Fidelidade

Os programas de fidelidade tornaram-se uma ferramenta essencial para as empresas que buscam conquistar e manter clientes a longo prazo. Duas das estratégias mais comuns nesse cenário são o cashback e os pontos. Dessa maneira, ambas as estratégias oferecem benefícios tangíveis aos clientes. Porém, quando é mais vantajoso usar cashback ou pontos no seu programa de fidelidade?

Cashback: a recompensa quase imediata que conquista

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forma direta de recompensar os clientes, mas também de mantê-los engajados. Pois, em vez de acumular pontos para resgatar posteriormente, os clientes recebem uma porcentagem do valor gasto imediatamente após a compra e podem desfrutar desse valor como desconto nas próximas visitas. Essa estratégia tem várias vantagens. Vamos ver algumas delas:

1. Simplicidade e Transparência:

  • O cashback é fácil de entender para os clientes. Eles sabem exatamente quanto estão recebendo de volta em termos monetários. Sendo assim, é algo que já caiu nas graças do público, e se bem usado, pode trazer muito lucro para a sua empresa

2. Estímulo ao Consumo Recorrente:

  • O Cashback é um incentivo imediato ao consumidor por estimular compras repetidas. Deste modo, ao saber que receberão dinheiro de volta pode ser um poderoso motivador de retorno às compras, como também na escolha do estabelecimento.

3. Flexibilidade no Uso:

  • Com o cashback, os clientes têm flexibilidade para usar o dinheiro de volta como desejarem, seja para novas compras ou acumulando para conseguir um desconto maior. Assim, o cashback proporciona certa margem de escolha, deixando o consumidor à vontade.

Pontos: Construindo uma Jornada de Fidelidade

Diferente do cashback, os programas de pontos têm uma abordagem diferente em relação a construção de fidelidade. Dessa maneira, é uma estratégia bem antiga, onde os clientes acumulam pontos com cada compra e, ao atingir determinado número, podem trocá-los por recompensas satisfatórias. Por isso é importante ver porque essa abordagem pode ser vantajosa:

1. Engajamento a Longo Prazo:

  • Antes de tudo, os programas de pontos incentivam os clientes a continuar comprando para acumular mais pontos, criando uma jornada de fidelidade a longo prazo, um pouco maior do que o cashback. E , que geralmente é usada para que os clientes cumpram regras, gastem mais em pouco tempo e se mantenham ligados à empresa.

2. Diversidade de Recompensas:

  • O programa de pontos pode ser algo muito vantajoso. Pois, oferecem a oportunidade de trazer consigo uma variedade de recompensas, desde descontos, prêmios, produtos específicos até experiências exclusivas. Desse modo, o programa de pontos se torna muito atrativo para algumas empresas em específico.

3. Lealdade à Marca:

  • Uma das vantagens dos pontos é que os clientes podem se sentir mais ligados à marca à medida que acumulam pontos. Com isso, a ideia de trabalhar rumo a uma recompensa pode criar uma conexão emocional mais especial para algumas pessoas.

Quando Usar Cashback?

cashback ou pontos

Antes de tudo, depois de conhecer as vantagens de cada estratégia: cashback e pontos, é hora de entender quando é mais indicado usar cada um:

1. Setores de Compra Rápida:

O cashback funciona bem em setores onde as decisões de compra são rápidas e os clientes estão mais interessados em benefícios imediatos. Assim, ele acaba evitando os descontos imediatos e de certa forma obriga pelo menos um retorno do cliente para acesso a vantagem. Vamos ver alguns:

  • Alimentos e Bebidas: mantimentos e produtos de supermercado, comida para viagem, como fast food.
  • Higiene Pessoal e Cuidados com a Saúde: produtos de higiene pessoal, como sabonete e pasta de dentes, medicamentos de venda livre.
  • Combustíveis: gasolina e diesel.
  • Produtos de Limpeza: produtos de limpeza doméstica.
  • Vestuário Básico: Roupas, roupas íntimas, meias e outros.
  • Artigos de Papelaria: Canetas, papel e material escolar em geral
  • Produtos Eletrônicos de Consumo: dispositivos eletrônicos, como cabos e fones de ouvido.
  • Produtos de Beleza de Uso Diário: cosméticos do dia a dia e produtos para cuidados com a pele.
  • Produtos de Conveniência: itens que são comprados espontaneamente, como doces, chicletes e snacks.

2. Clientes Sensíveis a Preços:

Outra forma em que o cashback ajuda bastante, são para clientes sensíveis a preços e que buscam ofertas tangíveis. Dessa maneira, o cashback é uma opção atraente.

3. Estímulo a Compras Recorrentes:

Quando o objetivo é incentivar compras frequentes, o cashback pode ser mais eficaz devido à sua gratificação praticamente instantânea.

Quando Usar Pontos?

1. Produtos de Alto Envolvimento:

Em setores onde os produtos têm um ciclo de decisão mais longo, os programas de pontos podem manter os clientes envolvidos ao longo do tempo. Assim, produtos como os exemplos abaixo podem ser dar bem como essa estratégia:

  • Produtos de alta complexidade tecnológica: computadores, smartphones, câmeras digitais e outros dispositivos eletrônicos.
  • Bens duráveis de alto valor: Itens como carros, eletrodomésticos, móveis caros e outros.
  • Serviços profissionais: consultoria, serviços jurídicos, design, e outros.
  • Produtos personalizados ou de luxo: Itens personalizados ou de luxo, como joias personalizadas, mobília sob medida e roupas de alta costura, podem envolver um ciclo de decisão mais longo.
  • Produtos que afetam a saúde e o bem-estar: Produtos relacionados à saúde,suplementos nutricionais ou tratamentos médicos.
  • Produtos B2B (business-to-business): Em ambientes empresariais, a compra de produtos ou serviços para uso em uma empresa.

2. Experiências Personalizadas:

Se a empresa busca oferecer uma variedade de recompensas, desde descontos personalizados até brindes exclusivos, os pontos são ideais para o uso de pontos.

3. Construção de Comunidade:

Outra maneira é para empresas que desejam construir uma comunidade leal, os programas de pontos criam uma narrativa de longo prazo que envolve os clientes de maneira contínua e ainda os fazem se sentir parte de um grupo. O que muitas vezes, ajuda a engajar cada vez mais.

Escolhendo a Estratégia Certa para Seu Negócio: Cashback ou pontos?

Não há uma resposta única para a pergunta “cashback ou pontos?”. A escolha entre essas estratégias depende da natureza do seu negócio, do comportamento do cliente e dos objetivos de fidelidade. Às vezes, uma combinação de ambas pode ser a solução ideal.

Por isso, ao decidir entre cashback e pontos, é crucial entender o perfil do seu público-alvo, a dinâmica de compra no seu setor e os objetivos de longo prazo da sua empresa. Seja qual for a escolha, a implementação bem-sucedida de um programa de fidelidade pode transformar clientes ocasionais em defensores leais da marca, resultando em crescimento consistente e satisfação intensa. É por isso que para administrar um programa de fidelidade com sucesso e que te proporcione liberdade na hora de colocar em prática as suas estratégias, é fundamental. Assim, para que você possa personalizar todas as etapas desse processo, conheça a ferramenta que te traz total controle do seu programa de fidelidade: teste hoje o EllisCash, aprenda a valorizar os seus clientes e ganhar a preferência dos seus clientes de maneira automática e bem organizada.

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