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Transformando clientes em fãs: as tendências e práticas em sistemas de recompensas

No cenário atual, as empresas buscam sistemas de recompensas por uma variedade de motivos, todos convergindo para a criação de vantagens competitivas e a fidelização eficaz dos clientes. Hoje em dia, conquistar a lealdade do cliente vai além de simples transações comerciais. Por isso, negócios visionários estão buscando maneiras inovadoras de transformar clientes em verdadeiros fãs, construindo relacionamentos sólidos por meio de sistemas inteligentes e capazes de incentivar compras de maneira recorrente. Este artigo explora as últimas tendências e práticas nesse campo, revelando como as empresas podem maximizar o envolvimento do cliente e consequentemente aumentar seus lucros. Continue lendo!

Entendendo a Evolução dos Sistemas de Recompensas

Os sistemas de recompensas, historicamente centrados em descontos e programas de pontos, evoluíram consideravelmente. A partir disso, a busca pela diferenciação levou à personalização. Os antigos cartões de fidelidade foram dando espaço a tecnologias mais inovadoras e eficazes desde a distribuição, acúmulo de prêmios até o resgate. Deste modo, as empresas buscam compreender as preferências individuais para oferecer recompensas cada vez mais relevantes. E com isso, a era digital trouxe consigo novas possibilidades de experiências de recompensas e muito mais controle em cada etapa dos programas que visam fidelizar o cliente. Acompanhe conosco essas possibilidades:

Tendências nos sistemas de recompensa atuais

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1. Cashback Contextual:

A personalização atinge um novo patamar com o cashback contextual. O termo “cashback contextual” refere-se a uma abordagem específica dentro de programas de recompensas, onde o cashback (devolução de dinheiro) é oferecido de maneira contextual, ou seja, relacionado ao contexto específico da transação ou interação do cliente. Assim, com os novos sistemas de recompensas, é possível escolher como distribuir cashback adaptado às circunstâncias e necessidades específicas do cliente, aumentando a relevância e o impacto da bonificação para um determinado objetivo. Ex: se o cliente compra até data determinada, se adquire determinado valor, se está aniversariando ou se é cliente “VIP”, o cashback pode ser diferenciado, gerando mais envolvimento dos clientes.

2. Experiências Exclusivas:

Empresas estão oferecendo experiências exclusivas como recompensas, indo além de produtos tangíveis. Desde acesso antecipado a lançamentos até eventos VIP. Com isso, essas experiências criam laços emocionais e duradouros entre cliente e empresa. E não importa o tamanho da organização, os prêmios que fidelizam, dependem mais da criatividade do que do preço.

3. Relatórios personalizados e notificações automáticas

Antigamente, o cliente comprava na loja, recebia o seu cartão fidelidade e nunca mais voltava para contar histórias. Dessa maneira, fidelizar clientes não era realmente fácil, apenas oferecendo vantagens. Depois dessas dificuldades de controle no retorno dos usuários, o empresário precisou de ajuda da tecnologia para acompanhar as visitas e gerar interesse de retorno para que seus programas de fidelidade pudessem agir como ferramentas que impulsionam vendas e realmente atraem de verdade o público. A partir disso, no mercado atual, você vai encontrar plataformas com funcionalidades que ajudam a empresa nesse controle e que valem à pena, gerando diferencial competitivo.

O que de fato evoluiu nos sistemas de recompensas atuais?

Antes de tudo, é preciso conhecer aspectos que evoluíram na hora de fidelizar clientes e que revolucionaram os sistemas de recompensas para entender essas tendências citadas acima.

Relevância ao Comportamento do Consumidor:

O cashback passou a ser peça integrante no relacionamento empresa e cliente. Segundo pesquisa da Abemf” (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), apontou que o Cashback é o método de fidelização preferido dos consumidores. A partir disso, observa-se o crescimento exponencial que o método está tendo e vai ter ainda mais esse ano de 2024. Assim, se você nunca ouviu falar em como funciona essa maneira de fidelizar, veja aqui.

Ofertas Personalizadas:

Além do clássico Cashback que falamos acima, as empresas, junto da tecnologia que têm ao seu favor, estão criamdo ofertas mais personalizadas. Por exemplo, se um cliente compra frequentemente produtos de uma categoria específica, ou em época específica, as ofertas de cashback podem servir como promoções direcionadas para essa categoria ou para época específica do ano para aquecer as vendas.

Incentivo a Comportamentos Específicos:

O sistema de recompensas também pode ser usado para incentivar comportamentos específicos. Por exemplo, um varejista pode oferecer cashback adicional para uma nova linha de produtos que deseja promover. E também, os prêmios podem seguir uma determinada época do ano para incentivar vendas, como na época da BLACK FRIDAY. Ou seja, quanto mais compras o cliente fizer nessa época, mais vantagens ou uma premiação maior, ele pode receber. Hoje em dia, os incentivos acompanham as datas e trabalham juntamente com o marketing de cada empresa.

Interconexão com Experiência do Cliente

Nos dias atuais, os sistemas de recompensas estão intimamente ligados à experiência do cliente. Dessa maneira, ao tornar as recompensas mais alinhadas com os interesses e preferências individuais, as empresas procuram melhorar a satisfação do cliente, geram mais fidelização e criam ciclos viciosos de troca com esse cliente. Assim, quanto mais elas conhecem seu público, mais chances terão de manter um relacionamento duradouro.

Resgate Instantâneo

Em alguns casos, o cashback pode ser oferecido com opções de resgate instantâneo, proporcionando ao cliente uma gratificação imediata após uma transação. Porém, sabemos que a estratégia do cashback é se diferenciar do desconto e incentivar o retorno do cliente. Dessa maneira, as empresas que decidem trabalhar nesse formato, precisa de outros incentivos para gerar mais recorrência de vendas.

Campanhas Específicas e Eventos:

As bonificações extras, podem ser implementadas em campanhas específicas ou eventos sazonais. Por exemplo, durante um evento de vendas, as recompensas podem ser contextualmente ajustadas para maximizar o envolvimento do cliente. E, as plataformas que ajudam na automatização dessas transações, entram em cena pra facilitar o acompanhamento de toda a estratégia, através de seus painéis de controle e relatórios.

Como maximizar o envolvimento do cliente e consequentemente aumentar seus lucros?

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Para maximizar o envolvimento do cliente e, por conseguinte, impulsionar os lucros, é crucial adotar uma abordagem estratégica e centrada.

Para isso, a personalização é fundamental! Por isso, ao compreender as preferências individuais, é possível oferecer experiências e recompensas que realmente ressoem os gostos da sua persona.

Assim, programas de fidelidade robustos, comunicação multicanal consistente e feedback contínuo contribuem para uma conexão mais profunda. E para isso, contar com a tecnologia faz toda a diferença para proporcionar uma experiência excepcional do cliente em todos os pontos de contato, desde a compra até o suporte pós-venda.

Vamos ver alguns pontos fundamentais para um sistema de recompensas que gera a fidelização:

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Scream on megaphone Spain football fan in game supporting of Spain national team on white background. Football fans concept.

1. Comunique de Forma Criativa:

  • A comunicação é chave. Utilize uma comunicação envolvente para destacar as recompensas e mostre como elas se alinham aos valores do cliente. Também notifique seu público nos canais mais utilizados por eles e mantenha o nome do seu negócio na cabeça de cada cliente com a simples atitude de uma boa estratégia de comunicação.

2. Simplicidade nos Resgates:

  • Simplifique o processo de resgate de recompensas. Um sistema complicado pode desencorajar a participação ativa. Como também, regras complexas demais criam desistência pelo fato de não serem alcançadas por alguns. Prefira implantar sistemas onde o próprio cliente solicita seu resgate de maneira simples e fácil.

3. Feedback Contínuo:

  • Incentive os clientes a fornecerem feedback sobre o programa de recompensas. Dessa maneira, não apenas os faz sentir valorizados, mas também fornece insights valiosos para melhorias onde todo mundo sai ganhando. Assim, os seus clientes voltarão com outros que também vão relatar a sua boa experiência.

4. Programas de Níveis:

  • Nada melhor que Introduzir programas de níveis para manter o interesse. Nesse sentido, à medida que os clientes sobem de nível, ofereça recompensas mais exclusivas e mais atraentes. É tão certo como dois e dois são quatro que essa atitude gera uma vontade de competição individual em cada cliente. Não esqueça de divulgar os que atingiram seus objetivos como incentivo para os outros.

5. Colaborações Estratégicas:

  • Parcerias estratégicas sempre deram certo. E a partir disso, com outras marcas juntas podem enriquecer o programa de recompensas, proporcionando variedade e valor adicional. Mas para você que tem um programa de recompensas próprio, não deixe que as parcerias gerem confusão ou possam ofuscar a sua marca que deve estar nítida na cabeça do cliente.

E então? Gostou desse tema e as dicas que você viu hoje para recompensar o seu cliente e ainda lucrar muito com isso? Compartilhe esse post e continue acompanhando nossos conteúdos que facilitam a vida do empreendedor ligado em tecnologia e nas novas tendências do mercado de fidelização.

Leia também: Como aumentar suas vendas usando programas de Cashback: O Guia Completo