O Marketing de Referência é mais uma estratégia que, com certeza, irá alavancar o seu negócio!
Em primeiro lugar, isso é uma coisa que todos nós praticamos em nosso dia a dia.
Com certeza, você já indicou um restaurante que gostou a um amigo ou uma loja onde os preços eram bacanas, não é?
Pois é! Isso é a essência do marketing de referência.
Nesse post vamos te explicar tudo sobre essa estratégia!
Marketing de Referência: O que é?
Antes de mais nada, essa estratégia é o famoso boca a boca.
Ou seja, quando pessoas consomem um produto ou serviço e ficam satisfeitas com o mesmo, a tendência é elas indicarem para outras pessoas.
Assim, o cliente acaba vendendo seu produto por você.
Essa é uma estratégia bastante orgânica porque quem indica faz isso naturalmente, porque gostou do que comprou.
Porém, existem certas ações que podem ser adotadas para estimular o marketing de referência no seu negócio.
Como utilizar o marketing de referência a seu favor:
De acordo com uma pesquisa da Adobe, a propaganda boca a boca movimenta cerca de 6 trilhões de dólares por ano no mundo todo.
Ou seja, é uma estratégia que dá bons frutos.
Por isso, você pode usar alguns recursos para utilizar o marketing de referência ao se favor.
Recursos como:
- Estabelecer objetivos
- Criar um programa de indicações
- Oferecer benefícios para quem vier por indicação
- Criar listas exclusivas para os clientes (como: indicadores vip, parceiros, etc)
- Entregue a melhor experiência possível ao cliente
- Aposte nos mimos e brindes!
- Incentive os feedbacks
Quais são os benefícios do marketing de referência?
Em primeiro lugar, essa é uma maneira super efetiva de atrair novos potenciais clientes para a sua empresa.
Isso porque, dados da ExpertVoice mostram que 92% das pessoas confiam nas referências de conhecidos e familiares e se guiam por elas.
Então, se alguém conhecer seu negócio através de indicações, as chances de consolidar uma venda com esse indivíduo são altíssimas.
Comece a investir!
Agora que você entendeu melhor como essa estratégia de marketing funciona é hora de começar a aplica-la em seu negócio.
Não é difícil. Basta passar credibilidade e recompensar seus clientes, e o processo de indicação ocorrerá naturalmente.
Uma pessoa satisfeita com seu serviço ou produto com certeza falará dele para outras pessoas.