Categorias:

O impacto do PIX no e-commerce

Previsto para ser lançado já em novembro, o Pix está gerando grande expectativa no mercado financeiro, sobretudo o online.

Entenda como o PIX pode ajudar o seu negócio!

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é um novo meio de pagamento instantâneo que vai ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valor, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, companhias e indivíduos poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

O grande diferencial do Pix para outras formas de pagamento instantâneo pela internet é sua disponibilidade ao consumidor e ao empreendedor. O serviço estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador (comprador) para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

O principal objetivo do Banco Central com a criação do Pix é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil.

O e-commerce vai ser extremamente beneficiado pelo Pix, tanto em pagamento quanto em carteiras digitais. Além disso, permitirá tanto ao consumidor quando ao dono do negócio uma maior flexibilização de horários de trabalho e pagamento, sendo possível agora abranger uma clientela ainda maior. A chegada do Pix tem potencial de acelerar a entrega de produtos comprados online, já que com ele a confirmação do pagamento é mais rápida que em outros métodos como o boleto. Com a compensação sendo mais rápida, você poderá iniciar o envio da compra para o cliente com maior agilidade.

O Pix também é uma solução para todos os problemas com boletos. Esse é um dos meios de pagamento mais problemáticos, já que existem diversos estudos mostrando que até 50% dos boletos emitidos não são pagos. Muitos usuários não gostariam de esperar o prazo de compensação do boleto, que pode chegar até 72 horas uteis, mas até agora a única opção em muitas lojas era o cartão de crédito. Isso muda com o Pix, já que as transações com ele são feitas em até 10 segundos, o que torna um meio de pagamento rápido e acessível.

E ai, quais são suas primeiras impressões sobre o PIX? Ele vai te ajudar no seu negócio?

Créditos

Imagem: Computador foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *