A palavra-chave é sem dúvida, a principal maneira de se fazer um conteúdo focado em buscas do usuário. Quando uma pessoa digita na barra de buscas, é bem possível que encontre o seu conteúdo, isso é claro, se ele estiver bem posicionado. Por isso, nesse post vamos te contar como funciona esse universo de otimização e como escolher as melhores palavras-chave para o seu SEO.
O que é palavra-chave?
Primeiramente, precisamos saber da importância e uso de palavras-chave, desde a hora que as pessoas digitam na internet por informações, dúvidas, dores e referências. A partir disso, as palavras são geradas, a medida em que os usuários pesquisam termos no Google, por exemplo, e encontram informações classificadas como as mais relevantes.
Assim, podemos definir palavras-chave como o termo utilizado pelo usuário na hora de fazer uma busca na internet sobre um determinado assunto.
A palavra-chave ou keyword (palavra-chave em inglês) é fundamental para guiar os robôs dos buscadores e levar o mais rápido possível o seu conteúdo até o usuário que pesquisou.
Porque a palavra – chave é tão importante para o Seo?
As palavras-chave, são peças essenciais em uma estratégia de SEO. Embora, essa estratégia não se resuma apenas em uma boa escolha dessas palavras, elas são o ponto de partida de uma boa otimização. Nesse sentido, é basicamente por ela que seu site é ranqueado no Google.
Embora se saiba que existam muitos outros buscadores, é no Google onde a grande maioria está. E é a partir de uma palavra-chave bem colocada que o seu SEO pode tomar caminhos bastantes satisfatórios para o seu negócio.
A partir desse fato indiscutível, a corrida pela melhor palavra-chave está lançada no mundo da internet, e para você ter sucesso na escolha de cada uma delas, é preciso conhecer quais os tipos e como usar cada um.
Quais os tipos de palavras-chave e como usá-las
A palavra-chave não é algo que já existe, elas são criadas a todo instante a partir da maior quantidade de buscas dos usuários na rede. Ou seja, todos nós somos criadores de palavras-chave. Mas você sabia que existe uma diferença entre elas e que isso interfere no seu SEO e no seu planejamento? Vamos ver como essas palavras se dividem:
Palavras-chave de cauda curta
As keywords de cauda curta são formadas por uma ou duas palavras, não mais que isso, são pouco específicas e geralmente difíceis de se aprofundar no que realmente você deseja observar na pesquisa.
As palavra-chave de calda curta, é utilizada para desmembrar mais termos sobre a busca mais específica. Dessa maneira, elas servem de base para a sugestão de vários tipos de conteúdo que você vai encontrar quando digitar por ela, e também para ter a ideia do volume que ele é pesquisado, antes de decidir abordar o assunto.
Palavras-chave de cauda longa
No caso das palavras de cauda longa, formadas por até cinco termos, elas trazem mais informações sobre a busca do usuário e apresenta os resultados mais específicos sobre o assunto pesquisado. Dessa maneira, elas são de suma importância no SEO, pois servem para você alcançar um público específico, e que se interessa por aquele determinado assunto.
O que saber antes de definir as palavras – chave?
Primeiramente, é preciso que você fique atento ao Volume de Buscas. Porém, é importante lembrar que ao escolher uma palavra-chave com um volume de pesquisa muito alto, é preciso ter em mente que a concorrência por esta palavra geralmente é muito grande. Assim, ao invés de ajudar, pode acabar atrapalhando o seu SEO.
A segunda coisa para observar, é que as palavras possuem níveis de concorrência, aspecto bem importante para quem deseja investir em anúncios. Elas são medidas pelo CPC (custo por clique). Ou seja, quanto mais concorrida for a palavra, maior o valor a ser pago no anúncio, a cada vez que uma pessoa clicar.
Um terceiro aspecto a ser observado antes de definir as palavras-chave, é a intenção dela. Por exemplo, as com intenção de navegação, onde o único objetivo é chegar a algum site de destino, as com intenções informacionais, que servem para tirar uma dúvida ou ficar informado de algo, e as utilizadas com a intenção de compra. A partir disso, fica mais fácil escolher a melhor palavra de acordo com a intenção que você deseja ser procurado no buscador.
Como escolher as melhores palavras- chave para o seu SEO?
Antes de mais nada, para um bom trabalho na hora de escolher as palavras-chave, é preciso que você pense estrategicamente. Nesse sentido, o conteúdo relevante conta muito no ranqueamento do seu site.
Por isso, ao escolher as melhores palavras é preciso levar em conta algumas coisas relacionadas ao funil de vendas, entre outros aspectos ligados a própria persona que você deseja atingir.
Basicamente, precisamos considerar alguns aspectos importantes:
- Utilizar palavras-chave relevantes para o seu nicho;
- Escolher palavras-chave de calda curta e também longa;
- Evitar focar em palavras-chave muito específicas;
- Aprender mais sobre sua concorrência;
- Não esquecer de monitorar as tendências de pesquisas através de ferramentas que auxiliam no processo.
Conclusão
Neste post você entendeu um pouco melhor de como escolher as melhores palavras-chave para o seu SEO. E em seguida, viu que a escolha da melhor palavra, é algo que depende de vários fatores para que as suas estratégias de SEO funcionem perfeitamente.
Assim, estudar sempre acerca das palavras-chave, e inovar a partir do estudo delas, ajudará no trabalho de otimização do seu site, trazendo a possibilidade da conquista de novos públicos diariamente.
E tudo isso, pode ser a chave que você precisava para abrir a porta da expansão do seu negócio.
Se gostou do conteúdo, não esquece de compartilhar nas redes sociais. Continue acompanhando nossas dicas de performance digital e sai na frente da concorrência.