Categorias:

Rebranding: O que é e sua importância

Rebranding é a estratégia que atualiza o seu negócio.

Em primeiro lugar, não é novidade que o mercado está em constante e rápida mudança.

Todos os dias surge uma nova tecnologia, uma nova ferramenta e, com isso, novos tipos de consumidores e novas exigências.

Nesse contexto, o rebranding entra como uma estratégia-chave essencial para a sua empresa continuar em destaque e crescimento diante da concorrência.

Pensando nisso, nesse post vamos te explicar de forma aprofundada o que é o rebranding e porque ele é tão importante.

Rebranding: O que é?

Antes de mais nada, precisamos te relembrar o que é branding.

O branding faz parte da construção da sua marca, quase como o DNA da sua empresa.

É aqui que se torna possível compreender os valores, produtos ou serviços. Além de identidade visual, comunicação, linguagem, personalidade, persona e etc.

Já o rebranding, por sua vez, é o processo estratégico de renovar essa construção. Onde irá se adaptar aspectos, acrescentando coisas novas e removendo aquilo que não apresentou resultados.

Nesse momento, se redefine conceito, foco, linguagem, nome, logotipo, identidade visual, dentre outros elementos.

Ou seja, um dos principais motivos para esse reposicionamento é se destacar no mercado, diferenciando-se dos concorrentes.

O rebranding também é utilizado por motivos de urgência de mudança.

Por exemplo, quando uma marca passa por um momento de crise por ter se posicionado mal ou dado uma opinião polêmica.

Quais são os benefícios?

Mudar algo nem sempre é fácil, porém é necessário. Assim, o rebranding irá favorecer sua empresa.

Um dos principais benefícios de aplicar essa estratégia é a inovação que ela trará para sua marca.

Afinal, mostrar para um mercado competitivo que a marca está seguindo as tendências, inovando demonstra para os clientes que a empresa pretende crescer e evoluir juntamente com o público.

E, além disso, demonstra que a empresa se importa com as vontades e opiniões de seu público.

Por que o rebranding é importante?

O rebranding é a melhor forma de melhorar a percepção das pessoas frente a sua marca.

Afinal, toda empresa precisa atentar para a sua comunicação para ter mais sucesso e se destacar perante a concorrência.

Cada vez mais os consumidores exigem por personalidade e pessoalidade nas relações com as marcas.

Por isso é importante sim focar na qualidade dos seus serviços e produtos. Mas é necessário atentar também para os seus clientes para assim fidelizá-los com mais eficácia.

Para acompanhar as transformações no mercado é preciso estar sempre revendo e revisando estratégias, segmentos e ações.

Sempre se mantendo atualizado e moderno.

Quando devo investir em rebranding?

Talvez seu negócio já esteja precisando de uma repaginada, mas como saber?

Além das tendências de mercado, existem alguns detalhes que você pode atentar, como:

  • Baixo engajamento
  • Dificuldade em suprir as necessidades do cliente
  • Redução de vendas e lucros
  • Imagem da marca afetada negativamente
  • Necessidade de mudança de nicho
  • Expansão de mercado
  • Baixa competitividade

Esses são apenas alguns dos sinais que, se você nota em sua empresa, significa que é hora de reinventar o seu negócio.

Para te ajudar nesse trabalho, você pode procurar uma agência especializada em estratégias de marketing. Assim fica mais fácil!