Categorias:

E-commerce: O comércio que está dominando o mundo

O e-commerce deixou de ser só uma alternativa ao comércio físico e passou a ser protagonista quando o assunto é vender.

Em primeiro lugar, e-commerce é a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial (compra e venda) feita através da internet.

Essa forma de comércio já vinha em grande crescimento desde o início dos anos 2000, mas depois da pandemia em 2020, ele se estabeleceu de vez.

Nesse post, você vai entender como o e-commerce está dominando o mundo.

Por que o e-commerce cresceu tanto?

Antes de mais nada, pense por um momento: hoje em dia, o que você (e praticamente todo mundo) faz quando está interessado em comprar alguma coisa? Você pesquisa no Google. E, quando está procurando por um produto, uma hora ou outra você acaba caindo num site de e-commerce.

Dessa forma, hoje vivemos tempos em que o uso de tecnologias de acesso à internet está enraizado no dia a dia das pessoas. E a internet influenciou profundamente os hábitos dos consumidores, que sempre buscam mais facilidade.

Ou seja, se hoje passamos boa parte do nosso tempo no meio online, é claro, que também passaríamos a fazer compras online, não é? Era só questão de tempo.

E-commerce x Pandemia:

A pandemia mudou rapidamente nosso comportamento em relação ao universo online, e algumas mudanças provavelmente vieram para ficar. 

coronavírus mudou os hábitos diários dos consumidores e padrões de consumo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o crescimento do comércio eletrônico em 2020 foi de 32,4%, passando para 794,5 bilhões de dólares. E no Brasil, o salto foi de quase 50% no faturamento.

Além disso, a pandemia fez com que 7,3 milhões de brasileiros perdessem o receio e comprassem online pela primeira vez.

Esse crescimento tem prazo de validade?

Não!

Pelo contrário, ainda há muito espaço para o e-commerce crescer. Isto é, estima-se que o faturamento global do comércio eletrônico em 2020 seja de 4,1 trilhões de dólares, o que representaria apenas 16% do número total de vendas.

Entretanto, um crescimento como o que testemunhamos durante a pandemia talvez não se repita mais. O levantamento Ebit/Nielsen mostrou que as vendas on-line no Brasil devem crescer a um ritmo menor em 2021, com uma projeção de alta de 26%, muito inferior aos 49% registrados em 2020. 

2021 e o e-commerce:

As compras online agora dominam o panorama do comércio, e não apenas entre a geração mais jovem.

Pesquisas apontam que o e-commerce deve atingir um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021.

Todavia, é preciso não ficar na zona de conforto.

Isso porque, a maior falha em potencial para os empreendedores é a incapacidade de se adaptar às necessidades e comportamentos em constante mudança dos clientes.

Entrar e permanecer na mente do cliente deve ser a prioridade número um. Aqueles que não o fizerem perderão relevância.

E o seu e-commerce?

Você também notou grande aumento no seu negócio nesse período de pandemia? E como você tirou vantagem dessa oportunidade para concretizar sua marca no mercado?

São questionamentos como esses que te ajudarão a apresentar valor, ofertas e recompensas mais personalizadas e relevantes, que demonstrem a sua autoridade no mercado.

Isso é o que alavanca seu sucesso!